Quarta-feira, 18 de Março de 2009

Garçons ou Senhores da Graça?

... e por meio de você todos os povos da Terra serão abençoados.” (Gn 12:3)

Tenho escrito muitas críticas ultimamente. Hoje estava pretendendo escrever alguns elogios, porém, apresentar de elogios, o texto trará críticas.

A questão que me “perturbou” e veio a gerar este texto é a seguinte: temos sido garçons ou senhores da Graça?

Vou explicar melhor os termos:

- Garçom: aquele que prepara, que organiza, que se preocupa e, mais importante, aquele que serve.
- Senhor: aquele que dá ordens, que estabelece limites, que decide e que detém o poder.

Quando vamos lendo a Bíblia em Gênesis nos deparamos com a história de um personagem chamado Abrão (posteriormente ele viria a ser chamado Abraão). Ele morava em Canaã, era casado com uma bela mulher chamada Sarai (que posteriormente veio a se chamar Sara) e possuía um considerável rebanho de ovelhas.

Certo dia Deus chegou a Abrão e diz: “Sai do lugar onde você está vivendo que te darei uma terra grande e produtiva, melhor do que esta onde você está. Sua descendência será enorme e por meio dela todos os povos da terra serão abençoados”.

O plano de Deus não era, conforme lemos no texto, separar um povo exclusivo para Ele e abandonar as demais nações. No plano de Deus estavam incluídas todas as nações e todos os povos.

O plano de Deus ao separar um povo especial era de purificá-lo, para que este povo levasse às demais nações os princípios da vontade do Criador. O plano de Deus com Israel era treiná-la para que ela servisse como Garçom da Graça às demais nações.

Prosseguindo na história perceberemos que os descendentes de Abraão “esqueceram” de que eles deveriam ser Garçons e se tornaram Senhores da Graça.

O que são Senhores e Garçons da Graça?

Garçons da Graça são aqueles que se dispõe a enviar a Graça de Deus a aqueles que não a conhecem. São aqueles que se humilham; que consideram a si mesmos como servos perante o mundo. Os Garçons da Graça buscam derrubar os muros, eliminar os limites, ouvir e entender as pessoas.

Já os Senhores da Graça são aqueles que se acham os donos do mundo por possuírem a Graça de Deus. Na verdade eles se consideram os donos da Graça. Eles não estão preocupados com aqueles que não possuem a Graça. Até mandam missionários pelo mundo, pregam sobre a Graça, mas tudo sem o cuidado e amor que um Garçom deve ter.

Os Senhores da Graça levantam muros, estabelecem limites, julgam, negam e condenam.

O Garçom diz “A Graça de Deus se manifestou e é acessível a todos os homens” enquanto o Senhor da Graça diz “A Graça de Deus está disponível apenas aqui. Se quiser aceitar esta Graça, aqui vai uma lista de coisas que você tem que abandonar, músicas que não pode ouvir, músicas que você tem que ouvir, costumes que não pode ter e minha conta bancária...

Israel costumava dizer coisas como: “somos o povo escolhido”, “nós temos a verdade”, “se você quiser servir a Deus você precisa fazer o que eu disser”, “seus costumes não agradam a Deus, apenas os nossos agradam”, “meu livro sagrado é verdadeiro e o seu é falso”, etc...

Aposto que você já ouviu alguma coisa semelhante nos dias atuais.

A verdade é que temos hoje mais Senhores do que Garçons da Graça.

Estava em uma festa há alguns dias atrás e numa rápida conversa fiada com uma pessoa que freqüenta a mesma igreja que eu, eu disse (brincando): “Bem, se não conseguir um emprego na minha área pelo menos posso trabalhar no salão de Fulano.” (esse Fulano é muito conhecido na região por ser homossexual e por ser, digamos, extravagante demais).

A pessoa com quem conversava respondeu algo como: “Misericórdia!!! Não diga isso nem brincando!”.

Mas a luz tem que estar na escuridão para iluminar as trevas.” – eu retruquei.

A pessoa absurdamente me respondeu: “Ahhh, mas ali não, não ele... O bichão [referência ao Diabo] tomou conta daquela coisa”.

Não respondi mais nada. Que tipo de Evangelho é esse que faz tamanho julgamento das pessoas? Não somos todos pecadores no final das contas?

A forma como Jesus tratou a mulher adultera não devia ser exemplo de como devemos agir? “Ninguém te condenou, eu também não a condeno. Vá e não peques mais.” (Jo 8:1-11).

Ou a forma como Jesus pediu misericórdia por aqueles que o maltratavam? “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem.” (Lc 23:34).

Não nos assemelharíamos mais a Cristo se pedíssemos a Deus misericórdia pelos pecadores ao invés de dizermos coisas como “vão todos queimar no inferno”, “eles servem Satanás”, etc..?

Cristo é o modelo perfeito de serviço. Imitar a Cristo é ser um Garçom da Graça. Muitos agiram assim ao longo da história e aqui neste pequeno espaço vai o nome de alguns: Paulo de Tarso, Agostinho de Hipona, São Francisco de Assis, John Wesley, Dietrich Bonhoeffer, Gandhi, Lutherking, Madre Tereza.

Conhecidos são poucos. Diferentemente dos Senhores da Graça que adoram aparecer na TV com seus ternos brilhantes, os Garçons da Graça geralmente preferem o anonimato. Quantos outros Garçons maravilhosos não existiram!?

-

Acho que a melhor forma de terminar este texto é com uma passagem bíblica.

Os primeiros versículos do segundo capítulo da carta de Paulo aos Filipenses formam, em minha opinião, a passagem mais bonita de toda a Bíblia. Se nós colocássemos em prática o que está escrito ali naqueles poucos versículos, o mundo seria um lugar bem melhor de se viver e as pessoas teriam menos barreiras para aceitar o Evangelho.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia se apegar.

Antes, esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado na forma humana, humilhou-se a si mesmo até a morte, e morte de cruz!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a Glória de Deus Pai.
(Fl 2:3-11).




Eliel F. Vieira
eliel@elielvieira.org

Creative Commons License
DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.


2 comentários:

Thereza Christina 19 de Março de 2009 11:40  

Muito muito mas muito interessante. Parabéns. Gostei do que li. Voltarei. Thereza

Zanesco 24 de Março de 2009 17:21  

Existem vários dons né?

Creio que vc tem o dom de escrever, rsss

Brincadeiras a parte, este texto ilustra um vício comum no meio cristão atual, em algumas determinadas denominações, de uma forma mais acentuada.

"Aposto que você já ouviu alguma coisa semelhante nos dias atuais."

E como!!!

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP