Terça-feira, 4 de Dezembro de 2007

Os Crentes de Beréia e os Crentes-Diarréia

A tarefa da Teologia, ao contrário do que muitos pensam, sempre foi de sistematizar e facilitar as doutrinas cristãs para que a comunidade cristã viva uma vida em santidade de acordo com o ensino das Escrituras.

Traçar paralelos entre a Teologia e situações de nosso dia a dia é uma boa maneira de aprender. Jesus, por exemplo, ensinava através de parábolas, usando exemplos de fácil entendimento para as pessoas que o ouviam.

No presente texto vamos fazer algo parecido. Uma reflexão teológica sobre dois tipos de cristãos: os crentes de Beréia e os crentes-diarréia.

Existem basicamente dois tipos de diarréia: a simples e a perigosa ou “diarréia benigna” e “diarréia maligna”.

A diarréia simples ou benigna é a que presenciamos eventualmente em nosso cotidiano. Ela ocorre, em muitos casos, devido à ingestão de alimentos que não foram tratados com devida higiene ou que foram preparados com ingredientes estragados. A diarréia simples possui alguns nomes populares como, por exemplo, “piriri-gangorra” e é motivo de boas risadas entre um ciclo de amigos. Afinal, ver um amigo sair mais cedo do trabalho ou da escola para passar o dia inteiro “diante do trono” é muito cômico.

Já a diarréia perigosa ou maligna não é motivo de piada. Ela é evidenciada principalmente nos locais mais pobres do mundo, como a África. Ela ocorre devido ao escasso acesso à água potável. A diarréia maligna é fatal por duas razões: a criança é privada de água pura, que é essencial para a manutenção do corpo humano e, além disso, pela ingestão de água contaminada, levando para dentro de seu estomago vermes, bactérias, etc. Estima-se que a diarréia maligna dizima, anualmente, 1,8 milhões de crianças africanas.

O que seria um crente-diarréia? Bem, é um crente que sofre de uma diarréia espiritual. Da mesma forma que ocorre com a diarréia comum, a diarréia espiritual possui dois tipos: diarréia espiritual benigna e diarréia espiritual maligna. Podemos evidenciar os dois tipos de diarréia espirituais entre os crentes.

A diarréia espiritual benigna é a que faz os cristãos serem motivos de chacota perante o mundo. Entre os sintomas dessa diarréia podemos apontar, por exemplo, os chavões do povo evangélico brasileiro. As pessoas gritam “Aleluias” sem saber que “Aleluia” não pode ter plural, aliás, na maioria dos casos, nem sabem o significado daquilo que estão gritando! Também podemos apontar os atos proféticos ridículos como fazer xixi profético para demarcar território do Espírito Santo; colocar nos punhos cordinhas para amarrar demônio, entre outros. Essas atitudes circenses fazem o povo evangélico ser motivo de piadas. Porém, ao contrário de uma pessoa comum com diarréia (que ouve chacota sem gostar), os evangélicos parecem gostar de fazer papel de besta. Quanto mais criticados, mas alto cantam "não importam o que vão pensar de mim...".

A diarréia espiritual benigna é causada pela ingestão de alimentos espirituais de má procedência, mas não totalmente estragados, pois ninguém ingere o que sabe ser ruim. Aquelas coxinhas fritas espirituais dos botecos de esquina, apesar de ter aparência boa, são cheias de colesterol espiritual e, cedo ou tarde, vão te jogar no chão. Esses alimentos vêm disfarçados de Evangelho, mas contêm princípios seculares, anti-bíblicos e carregados de padrões mundanos.

Da mesma forma que ocorre com a diarréia espiritual benigna, a diarréia espiritual maligna também surge devido à má alimentação, porém, essa é diarréia é fatal. Quando o crente deixa de se alimentar da Água Viva, Jesus Cristo, a alma não resiste e morre. A Água Espiritual é essencial para que a vida espiritual exista. Sem ela morremos.

Ouvimos com freqüência notícias de que grandes templos europeus têm fechado as portas, esse é um sintoma da diarréia espiritual maligna. A alma que não bebe da Fonte da Vida, morre.

Como vimos nos dois casos, à diarréia é causada pela ingestão de maus alimentos. Como procedemos em caso de diarréia? Primeiro, devemos correr ao vaso sanitário espiritual e eliminar os resíduos dos alimentos contaminados, limpar com papel higiênico espiritual e dar descarga (será que foi daí que veio o culto do descarrego?).

Depois de sarados, devemos tomar cuidado para não voltarmos a ser crentes-diarréia. Devemos começar a policiar com mais atenção o que andamos ingerindo espiritualmente. Para isso, devemos agir como os crentes de Beréia. Quem são eles? Veja o que a Bíblia diz:

Ora, os cristãos de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram, de fato, assim" (Atos 17:11).

Os cristãos de Beréia não eram como os de Tessalônica. Eles examinavam tudo. Não engoliam qualquer coxinha espiritual. Como os crentes de Beréia, devemos ser mais criteriosos quanto ao que vamos ingerir espiritualmente. A saúde de nossa alma depende disso. E por último, e mais importante, devemos nos saciar da Água Viva, Jesus, para que nossa alma não entre em desidratação espiritual.



Eliel Vieira
eliel@elielvieira.org

Creative Commons License
DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.


16 comentários:

Turco Jocoso 5 de Dezembro de 2007 04:36  

Esse artigo é mais escatológico que o anterior.

Timóteo Sampaio 6 de Dezembro de 2007 11:31  

rsrsrsrsrs......bakana

Luis 6 de Dezembro de 2007 18:04  

Não eram "crentes de Beréia..." Eram judeus ainda não convertidos. Mas o texto está ótimo!

Uma pergunta: a teologia pretende sistematizar Deus? Porque se você responde "não", então a teologia não é teologia, é alguma outra "logia" que sistematiza a religião cristã, ou qualquer outra coisa do tipo.
Se me responde que "sim", tenho que discordar. Deus não pode ser analisado e mensurado, muito menos previsto. Quem sabe o porquê de suas ações; quem sabe conforme o homem evolui Ele não muda a maneira de lidar com o homem(como observamos entre o AT e o NT)? Qualquer esforço em observar, analisar e prever o comportamento divino seria em vão.

De qualquer forma, ótimo blog; bom mesmo.

Eliel 7 de Dezembro de 2007 00:24  

Luis. Não se sistematiza Deus. Eu disse no texto que a tarefa é sistematizar as doutrinas para melhor compreensão :)

Obrigado pelo comentário!

coracaodedavi 9 de Dezembro de 2007 04:58  

Olá Eliel, é o Ed Zímerer.

Muito criativo o texto, apesar de digestivamente difícil de ler agora aqui, na minha hora de almoço, hehehe. A metáfora foi válida pq os princípios abordados por vc são verdadeiros

Um jeito "hardcore" de escrever artigos cristãos, hehehe, gostei!

¢ylmara 28 de Dezembro de 2007 10:55  

Gostei!
10!

A DEUS o lugar de DEUS.
Ao Homem o lugar do Homem.

Cylmara - Apucarana - Pr

Nério Júnior 3 de Fevereiro de 2008 19:40  

Muito bom, no meu blog tem um texto comparando o cristão e o BBB!

Abraço!


Nério Júnior ®

João Paulo Fernandes 30 de Janeiro de 2009 07:46  

O meu blog http://www.veshamegospel.blogspot.com/
ta cheio de diarréia espiritual benigna,chega a feder. Da uma olhada lá.Muito bom o texto.

Kety Daiana 30 de Janeiro de 2009 14:50  

Hauehaue... Adorei.

Em tempo:

- eram crentes de beréia sim, crentes no judaísmo até então, mas eram crentes hehehe;
- eu também voto para a "desprofanação" de questões físicas do quotidiano humano, e aceitação da utilização dessas vivências simples e primitivas como parábolas para melhor entendimento, assim como Jesus fazia.

Parabéns pela lucidez contida nesse texto.

cyberculture 31 de Janeiro de 2009 06:15  

Interessante seu artigo.
Parabens ^^

Hudson 31 de Janeiro de 2009 13:47  

Fantástico o texto.
Parabéns!!!

Márcia Gomes 25 de Junho de 2009 06:57  

O texto combina com sua foto. Creio que você deve ser bem critico consigo mesmo analisando suas atitudes para "nunca" cair naquilo que você diz ser errado. Certo?

Deus te abençoe!
Visite meu blog
http://territoriodosenhorjesus.blogspot.com

Alice_crmf 25 de Junho de 2009 16:27  

Nossa...muito bom!

Daria uma excelente pregação!

Parabens, que Deus continue te abençoando!

Fabíola Paiva 29 de Junho de 2009 06:40  

parabéns!
muito bacana e criativo!
e o melhor, te instiga a pensar!

Bárbara Matias 16 de Setembro de 2009 11:55  

Pazzzzzzzzzzzzzz

Tive medo de clicar naqueles links do Twitter, mas valeu a pena! rs!

Já estou seguindo.
ótimo trabalho!

Com amor em Cristo,
Bárbara Matias.

Patch 16 de Setembro de 2009 13:12  

Boa Eliel, vou recomendar este artigo!!! abraços!

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP