terça-feira, 1 de setembro de 2009

Carta ao Pr. Silas Malafaia: Sobre o seu Comprometimento com a Teologia de Satanás

Caro Pastor Silas Malafaia,

Antes de dizer qualquer coisa, devo ser sincero e dizer que o “caro” na saudação acima foi apenas por educação, uma vez que não vejo atualmente algo que possa identificar como louvável em você ou em suas recentes atitudes.

Apesar de bastante crítico, sou uma pessoa calma, que não briga e que raramente fica nervosa com alguma coisa. Também, apesar de já ter escrito dezenas de críticas contra posturas evangélicas que considero – para dizer pouco – prejudiciais à fé, em todos meus textos eu jamais escrevi uma carta criticando uma pessoa de forma direta. Jamais havia considerado alguém (ou uma ação de alguém) tão prejudicial ao ponto de sobre este alguém (ou sobre sua atitude) escrever um texto especificamente, mas você conseguiu esta façanha. Você foi o primeiro a realmente me deixar nervoso, irritado ao ponto de sentir nojo de alguns ensinamentos que você tem proferido.

Em homenagem à sua façanha, estou te escrevendo esta carta. Mas, por favor, não a interprete mal. Apesar de sentir nojo de algumas coisas (lê-se "quase todas") que você diz, eu o respeito como pessoa e como pensador. Afinal de contas somos todos nós criaturas do mesmo Deus, dotados da mesma capacidade racional e, claro, sujeito aos mesmos erros e enganos. Talvez no fim das contas eu esteja errado, e você certo. Mas, se assim for, te dou a oportunidade através desta carta de defender suas práticas e seus ensinamentos. Estou aberto a ouvir e analisar tudo o que disser, desde que diga com amor, e fazendo bom uso da razão simples. Apenas não venha com frases do tipo “sou profeta de Deus e você me respeite” ou “oro para que Deus te perdoe pelas suas blasfêmias” ou “não toque no ungido do Senhor”. Nada destas ladainhas de pastor que não quer ser criticado me interessam.

Para dizer a verdade, não estou nem interessado em travar debates sobre prática X ou Y, pois tais debates seriam infrutíferos, uma vez que você é mestre em manipular passagens bíblicas a seu favor como você já demonstrou diversas vezes em seus programas. Estou apenas me expondo aqui, com sinceridade, analisando suas práticas e ensinamentos à partir da maneira como as coisas "espirituais" soam a mim. Que Deus seja testemunha de que em nenhum momento desta carta eu disse algo que não esteja de acordo com a maneira como eu entendo e concebo a Palavra do Evangelho.

A prática principal vinda de você que me enoja é a famosa Teologia de Mamom. Sinceramente, deixe-me lhe perguntar: você não tem vergonha na cara de defender hoje tudo o que você pregou fervorosamente contra no passado, quando ainda era um defensor da pureza e simplicidade do Evangelho? O que aconteceu com você Silas? Como um pastor pôde se vender a tudo aquilo que uma década atrás criticava? Será que foi por causa do bigode? Será que se uma pessoa cultivar um bigode por muito tempo, quando ela o raspar, a ética irá junto pelo ralo? Ou será que você só raspou o bigode para tirar a imagem “pesada” que você tinha e assim ficar mais apresentável e bonitinho na hora que arrancar dinheiro do povo? Se for isso eu entendo, afinal, marketing é tudo! Já que você considera proveitoso gastar milhões de reais com um programa de TV que, em sua metade, consiste apenas de petições de esmolas aos tele-espectadores, sim, você precisa se aparentar bem.

É muito engraçado até. Na primeira parte do programa vemos um Silas nervoso, enraivecido, crítico em relação a aquilo que ele considera errado e muito gritador em sua pregação. Depois, aparece um cenário claro, com uma musiquinha calma e tranqüila de fundo e aí aparece o Silas, mansinho, calminho, voz tranqüila, quase sussurrando, parecendo um vovô sereno. Objetivo? Claro, pedir dinheiro. Para tal empreitada o bigode realmente atrapalhava, eu entendo. E para esmolar as justificativas são sempre as mesmas: estamos passando por dificuldades, o programa precisa de recursos para se manter, blá, blá, blá, temos uma cruzada profética, blá, blá, blá, etc.

Porém, ao que parece, precisa-se de algo mais para atrair a boa vontade das pessoas em doar seus custosos recursos ao "ministério": as promessas de prosperidade.

Oh sim! Semeie irmão! Semeie na obra do Senhor (lê-se, na conta do pastor), precisamos de pessoas liberais para doar para a obra! Deus não precisa do seu dinheiro, mas eu preciso! Doe aqui 900 reais e eu te dou de presente uma Bíblia da Vitória Financeira! Olha só, tá vendo que grande negócio? Além de ser abençoado com uma unção financeira especial você ainda vai ganhar uma Bíblia novinha, tá vendo? Mas claro, meu irmão, além de semear você precisa exigir de Deus sua vitória, pois se você doar apenas por amor você é um trouxa (fonte)! Ô Aleluia, glória a Deus! Doe e receba a unção financeira especial para a sua vida!

Quando eu escuto estas babaquices, caro Silas, em vão eu me pergunto: onde raios a Bíblia fala sobre “unção financeira especial”? Este termo existe na Bíblia? Onde a Bíblia ensina a “doar com liberalidade” com o objetivo de receber “bênçãos financeiras” de Deus? A sua Bíblia diz estas coisas? Pelo menos a minha não, afinal, a Bíblia que eu leio não é a Bíblia da “Vitória Financeira”, é uma Bíblia normal e comum.

E aqui temos, você, caro Silas, como um dos pastores mais assistidos do Brasil, levantando a bandeira de uma prática funesta, nojenta e totalmente anti-bíblica (para não dizer satânica). Quando foi que Jesus prometeu riquezas para seu povo? Quando foi que Jesus disse que devemos ofertar esperando que nosso empregadinho “Deus” nos encha de dinheiro? Quando foi, aliás, que Jesus incentivou alguma pessoa a buscar riquezas como objetivo principal de sua vida? O que Jesus disse ao jovem rico: que ele semeasse um pouco na obra do Senhor (afinal, Jesus nem jumentinho próprio tinha) para que ele ficasse mais rico ou para que ele doasse TUDO e entregasse o dinheiro aos pobres? Como conciliar as promessas de vitória e prosperidade inventadas por vocês com passagens como "no fundo tereis aflições" (Jo 16:33), "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (ITm 6:10) ou "é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus" (Mc 10)?

Diga-me, caro Silas, se Jesus estivesse no seu lugar, ele pediria as pessoas para doar ao Ministério ou diria as pessoas que vendessem seus bens e doassem aos pobres? Jesus iria mandar imprimir uma Bíblia de “Vitória Financeira”? Aliás, Jesus teria um programa de TV ou estaria nas ruas chorando com os que choram? Sobre as ofertas, será que viuvinha ofertou exigindo vitória financeira de Deus? Ou ela ofertou com amor? Se foi com amor, será que Jesus foi até ela e a chamou de trouxa, como você fez certa vez em rede nacional? A propósito Silas, minha mãe é trouxa? Pois ela nunca exigiu riquezas da parte de Deus e sempre ofertou com amor.

Quem estiver lendo esta carta pode se perguntar: mas isso foi a tanto tempo, porque você ficou nervoso com o Silas justamente agora?

Bem, foi após ver este vídeo:



Que cena mais ridícula, Silas. Você está apelando para a "numerologia gospel" agora? Então se estamos em 2009, devemos doar 900 reais para sua conta e esperar que até antes de 1º de Janeiro de 2010 vamos ser abençoados com uma “unção financeira especial”? Ora, de onde tal idiotice saiu? Foi da Bíblia? Onde eu encontro isso? Será que Jesus no ano 29 d.C. pediu ofertas de 29 denários em nome do seu ministério, prometendo assim, em troca, vitória financeira antes do dia 1º de Janeiro do ano 30 d.C. a quem ofertasse? Da boca de Jesus tal asneira não sairia. Então Silas, se seus ensinamentos não estão comprometidos nem com a Bíblia nem com a mensagem de Jesus estão com o que?

Pense um pouco: quem na Bíblia prometeu riquezas a Jesus quando este estava jejuando no deserto?

Diga-me, caro Silas, acaso você já parou para pensar na salada anti-bíblica que você está injetando na mente das pessoas? Como uma pessoa que há poucos anos atrás pregava contra a Teologia de Mamom pode ter mudado assim? Como uma pessoa como você pôde se vender a princípios de Satanás, Silas?

Talvez tenha sido rude demais nesta carta, mas é desta forma, inconformado e profundamente irritado, que me fico toda vez que ligo a TV e vejo você falando asneiras anti-bíblicas e jogando na privada todos os princípios de humildade e amor ao próximo ensinados por Jesus.

"Negar os princípios de amor ao próximo?", você pode se perguntar. Sim Silas. Toda vez que você exige prosperidade de Deus, ou, aliás, toda vez que você sequer pensa que Deus deseja que você seja rico enquanto tem pessoas lá fora morrendo de fome, você nega o princípio de amor ao próximo. Não sei quanto a você Silas, mas eu fico com vergonha e até triste por ter o que comer do bom e do melhor em casa enquanto tem crianças no nordeste que comem farinha misturado com terra.

Olhe para a imagem ao lado. Sabe do que se trata? Ela foi tirada por Kevin Carter em 1993 no Sudão. A foto retrata uma criança a beira da morte, certamente por inanição e, próximo a ela, um abutre a espreita que seu "almoço" morresse rapidamente para comê-la. Kevin Carter se suicidou cerca de um ano depois que sua foto foi publicada. Ao que tudo indica, ele não conseguiu viver com as lembranças do que ele viu no Sudão. Enquanto isso, aqui na América, Silas Malafaia, Edir Macedo, Ministério A-pá-sentar na Cabeça e outros idiotas da "prosperidade" pregam que Jesus "prometeu" riquezas para crentes e não estão nem aí para as milhões de crianças que estão morrendo de fome no mundo.

Silas, sabia que durante o tempo de seu programa "evangelístico" de TV cerca de 700 crianças morrem de fome no mundo? Puxa, como isso deve entristecer e enraivecer o coração de Jesus!

Esta carta foi um desabafo. Se fui grosso demais ou não, fica a cargo de Deus decidir. Não sou o melhor dos cristãos, sou um grande pecador, mas hipócrita eu não sou. Acredito que Deus aprecia mais a sinceridade do que a falsidade, e Ele sabe que eu fui sincero em cada palavra que eu escrevi, como também sabe que elas estão totalmente de acordo com a maneira pela qual eu entendo o Evangelho.

Será que você pode dizer a mesma coisa Silas?


Eliel Vieira
eliel@elielvieira.org

Creative Commons License
DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.


122 comentários:

Eli Vieira 1 de Setembro de 2009 15:15  

Eu espero que os evangélicos tenham a sua sabedoria, Eliel, para sair desse momento de crise moral que começou com a história da Record.

Miriã Soares 2 de Setembro de 2009 07:28  

A carta esta muito boa. se não fizer efeito "nele" com certeza tocara outras pessoas!
miriã

rodomar 2 de Setembro de 2009 10:04  

Infelizmente o Brasil está tomado de adoradores de Mamon... Basta ligar a TV e lá estão eles!
Enquanto persistir a ignorância não faltarão 'trouxas' para 'abençoarem' tais ministérios!

Zanesco 2 de Setembro de 2009 16:45  

Fico indignado com pregações mentirosas que propõe barganhar com Deus, usando entre tantos, chavões como: "Tome posse de sua benção",

Fico relmente irritado em ver milhares de pessoas 'depositando' fé em larápios que usam o nome de Deus para construir impérios.

Agora, creio que estes manipuladores apenas fazem proveito de uma situação verdadeira, muitos buscam em Cristo a solução para seus problemas carnais, sejam eles da caráter financeiro ou sentimental.

Esta carta é excelente para poder dar aquele 'cutucão' nas pessoas, pois diante da situação que vemos, podemos adaptar a frase de
Joseph De Maistre que diz: "Todas as nações têm o governo que merecem."

Poderíamos aplicar: "Todo o povo têm o pastor que merecem"

Se hj vemos os templos da IURD lotados, é pq as pessoas valorizam o que elas buscam, se é que me entendem ¬¬

Belo texto Eliel, parabéns

Eliel Vieira 2 de Setembro de 2009 16:49  

Obrigado a todos que estão comentando!

Provavelmente Silas não vai responder minha carta (afinal, ele adora criticar, mas não aceita ser criticado), mas quanto mais pessoas lerem e comentarem, mais pressionado ele estará.

Vamos provar para ele que ainda existem pessoas não-manipuladas na igreja!

Abraço!

PENSANDO COM JEITO 2 de Setembro de 2009 22:15  

Eliel, voce tocou na ferida, está corretissimo, mas eu acho que tuas palavras não farão efeito nele, pois o que ele ve pela frente são os reais entrando no banco, Eu o ouvi uma vez falando assim na TV, olha aqui camarada: eU ESTOU VENDENDO ESSA BÍBLIA NO BOLETO BANCÁRIO, PORQUE VOCE NÃO TEM CONTA NEM CARTÃO, MAS SE NÃO PAGAR EU BOTO NO PAU, ISTO É BOTO NO SPC, É MUITO DISCARAMENTO FALAR ISSO, E TEM GENTE QUE ACHA QUE ELE É O UNGIDÃO DE DEUS.
VAMOS VER O QUE ELE VAI FALAR NA TV, DERREPENTE VAI QUERR PROCESSAR A TUDOS QUE DISCORDAM DELE.
Jõao Carlos

Rev. Ailton 3 de Setembro de 2009 04:25  

CONCORDO PLENAMENTE:
Eliel, parabenizo-o pelo excelente artigo.
Você agregou a indignação de muitos cristãos, inclusive a minha!
Deus o abençoe!

Vinicius 3 de Setembro de 2009 04:52  

Eliel, uma dúvida: vc mandou essa carta direto pra ele e dps publicou no site ou só publicou aqui?
A-D-O-R-E-I o "A-pá-sentar na cabeça"!!! rs
Sábias e ótimas palavras, vindas certamente do coração de Deus...

Eduardo Vaz 3 de Setembro de 2009 06:44  

Nao tenho conseguido olhar na cara do mala-faia, e nao pensar que ele se vendeu...até tento, mas nao consigo..ki pena...mais um vendido ao meu ver...oremos por ele...

Conexão 3 de Setembro de 2009 08:29  

Eu tinha no Silas um homem pecador como eu, que as vezes tinha sacadas ótimas da Palavra e ensinamentos virtuosos.
Mas nestes últimos dois anos, a teologia da prosperidade (que abomino e que fui seguidor outrora) e os ensinamentos interesseiros me fez ver que este Silas de hoje é apenas mais um na multidão dos líderes interesseiros e falsos profetas.
É ruim perder os referenciais. Só Jesus é a referência, a Saída.

bruxosdegadara 3 de Setembro de 2009 09:04  

Quem não vê que o mala é um mala, não viu nada ainda.

Francisco Neo 3 de Setembro de 2009 11:07  

Entendo tua Indignação e parabenizo pela ousada carta, coisa q é mto difícil por se tratar de uma Celebridade do meio Evangélico Pentecostal, não é meu caso. Digo que Deus tem em conta toda nossa conduta diante Dele e dos homens.
Sempre ouço, vejo, leio, dos Pregadores a Palavra de Deus(sejam conhecidos ou não), retenho o que Edifica e descarto o resto, mas qdo se trata de negociar qq coisa pra isso ou aquilo, de ministério Tal ... X ou Y , que não seja da minha Igreja local, eu Travo! e não caio de jeito nenhum. Nem tds pensam como Eu!
Sei também que mesmo que tua carta não seja do conhecimento do destinatário, ela(carta), serve de advertência a todos que dela tomam conhecimento, exorta a reflexão!!
Diante dessa peleja peço a Deus a sua misericórdia, sobre todos!!

Beatriz Menezes 3 de Setembro de 2009 10:21  

Eliel, primeiro boa tarde irmão!
Quando ao seu questionamento se ele irá te responder ou não, experimente enviar um e-mail ao gabinete oficial do pastor. Já quanto ao seu "desabafo" penso que esse tipo de coisa, de fato, faz mal para nós cristãos, que buscam com todas as forças, viver de acordo com a Palavra de Deus. Mas quanto a você especificamente só me preocupo com uma coisa, que fica na verdade não como algo que já esteja acontecendo mas sim como um alerta em amor, só tome cuidado para esse tipo de coisa não fazer morada no seu coração. Não se preocupe com ele, pois o Senhor é quem faz a justiça, é dEle a vingança. E no mais o pastor conhece a verdade. Te convido pra uma coisa interessante, quer fazer parte dos que farão a diferença?

Fica a paz!

Renato Vargens 3 de Setembro de 2009 12:23  

Excelente!

Abraços,

Pr. Renato Vargens
www.renatovargens.com.br

Eliel Vieira 3 de Setembro de 2009 14:38  

Pessoal, novamente, obrigado pelos comentários!

Algumas pessoas postaram perguntas nos comentários, então aqui vão algumas respostas:

Vinícius, “A-pá-sentar” é ótimo sim, mas não foi criação minha. O criador é o Renato Fontes do blog: http://www.scribd.com/doc/44447/Super-Size-Cospeu

Beatriz, eu fiz minha parte e enviei a carta pro Silas. Não achei o e-mail pessoal dele na net (como se ele fosse deixar ele na net), então, fui ao site do “ministério” dele, fui à sessão CONTATO e preenchi o formulário com minha mensagem, deixando o link desta postagem. Acredito que ele possa responder sim, apesar de pouco provável.

Abraço a todos!

letícia 3 de Setembro de 2009 14:59  

É uma pena que homens com um dom de palavra tão grande têm caido nesse tipo de "negocio"...

Cristiano 3 de Setembro de 2009 17:25  

eliel.. meus parabens.

Guilherme 3 de Setembro de 2009 20:28  

Fera cara! Parabéns! Jah coloquei o link na comunidade da minha igreja. Lá tem uns "fãs" incondicionais do "a-pá-sentar na cabeça" e do malafaia.

Sandro 3 de Setembro de 2009 21:03  

Achei interessante os comentarios mas facil seria me juntar a massa e atirar pedra em alguem, facil seria apresentar lições bonitas para que eu fizesse frente a uma minoria cristã da Igreja Primitiva indignada com esse teoria da prosperidade. Uma coisa eu sei...o programa pode pedir dinheiro, se fazer de pobre, mas tambem alcança meu pai que nao vai a igreja mas que vê televisao. De madrugada quando ele chega eu escuto a televisao e sei que ele esta sendo alcançado . Poderíamos moralizar um discurso muito bonito a respeito da fé cristã e dos escandalos envolvendo a universal, renascer e outras, mas eu nunca vi um discurso desses fazer alguem se converter ou amar mais a Cristo, só se irar e se indignar contra Deus. Meus amigos nao lêem as colunas que dizem coisas boas sobre a igreja, so gostam de ler principalmente, a de cristaos descendo a lenha, e ai eles argumentam: vou virar cristao pra que, se voces mesmos nao estao de acordo?
Nao gosto dessa teologia da prosperidade, nao gosto da forma empresarial como o cristianismo é pregado, gosto e prego um cristianismo que age, pensa e acolhe. Que seja relacional e que satisfaça a necessidade fisica e espiritual.
Como disse a Beatriz, Deus é quem julga e faz justiça e com a mesma medida que julgamos seremos julgados, portanto prefiro deixar que Deus julgue as atitudes "erradas" de algum cristao na midia e que continue usando os mesmos para alcançar pessoas como meu pai.
Se nós como cristãos, não oramos uns pelos outros mas sim irmos uns contra os outros, dividiremos o reino que Ele construiu e um reino nao pode resistir subdividido.
Um abraço

Jose Miguel Mendoza Aguilera 4 de Setembro de 2009 07:04  

Muito boa a sua palavra. Gostei posso publicar no meu blog além do link que farei. Como você estou cansado envergonhado
Pr. Jose Miguel M. Aguilera
Campo Grande MS
2008josemiguel@gmail.com

Maycon Barroco 4 de Setembro de 2009 12:02  

Eu tb não guento mais... Deturpante um lindo e simples evangelho... Como disse Jesus: Será melhor amarrar uma corda no pescoço com uma pedra e se jogar ao mar...
Hipócritas... Falsos Mestres...
Que o Senhor tenha misericórdia de vcs... arrependei-vos!

Pastor 4 de Setembro de 2009 14:20  

Pr. Arnaldo Sousa - Guaulhos - SP
Querido, contra fatos não existe argumentos. Acho que você usou palavras dura para o Pr. Silas, mas nada diferente daquilo que Deus usou no passdo para corrigir os seus servos. Espero que o Pr. Silas reflita nisso tudo, e possa suplicar pela misericórida de Deus para voltar ao antigo caminho novamente. Tenho essa sua carta como uma chamada ao arrependimento. Espero que ele entenda assim.
Um abraço.

katiabsfigueredo 4 de Setembro de 2009 18:13  

Deus te abençoe! Estamos nos últimos dias. A apostasia já começou.

Charlote 4 de Setembro de 2009 18:53  

Por 4 anos fiz parte de uma igreja que pregava essa tal "teoria da prosperidade". Hoje entendo que fiquei lá por esse tempo pq Deus tinha um propósito em minha vida. Não era convertida quando conheci esse ministério, vivia deprimida, oprimida, cheia de problemas, viciada em cigarro e em bebida, e fui liberta (pq aprendi a usar minha fé, lógico). Apesar dessa teoria, eles tbm pregavam como bucar a presença de Deus, Adorar ao Espírito Santo, etc. Quando partia para a teoria, ficava meio revoltada, mas continuava lá.Foram quatro anos de "vacas magras", humilhações, vendo luz e agua sendo cortada de minha casa, e mesmo assim querendo ver a tal PROSPERIDADE, que nunca aconteceu enquanto lá estava. Até que um dia Deus me falou que lá não era mais o meu lugar. Saí de lá e hoje sirvo à Deus em outro Ministério, e sou totalmete abençoada por Deus. A prosperidade está acontecendo, pq obedeço à Deus e não pq faço prova Dele. E acredito que o inferno está cheio de pastores como esse Sr. Silas Malafaia. Mas o que ele está fazendo, quem vai prestar contas são esses patores que tais coisas praticam. Creio que Você, eu e milhares de pessoas estão indignados com tudo o que está acontecendo no mundo evangélico, com tantos escandalos que entristecem o coração de Deus, mas devemos entregar tudo nas mãos Dele e descansar, pois Ele fará Justiça por todos!

Abraços

Charleyne Weiga

Fabio Sabbatariam 4 de Setembro de 2009 22:02  

Eliel muito bom. Triste ver situaçoes como está do Silas.
Meu povo se perde por falta de conhecimento. Conhecimento da palavra, se não estudarmos a palavra qualquer coisa que vier é uma benção!! e di DEUS!

Estamos no final dos tempos.

ABraço irmão!
PAZ
Fábio Araujo
www.sabbatariam.com
www.metalland.tk

sammua 5 de Setembro de 2009 07:02  

Parabéns!
Até que em fim ALGUÉM CORAJOSO.
Você disse tudo que muita gente gostaria de dizer, eu concordo com tudo. Com certeza vai fazer grande efeito, as pessoas tem que acordar.
Essa pregação de barganhar com Deus está ficando ridicula, será que as pessoas não leem a Bíblia?
Eu não tenho que barganhar nada com meu Deus.

Eliel Vieira 5 de Setembro de 2009 07:32  

Sandro,

Se as pregações do Silas Malafaia alcançam seu pai, que ótimo!

Realmente eu torço para que seu pai e outras pessoas possam ser alcançadas através das pregações do Silas ou de qualquer outro pregador. Se Deus certaz vez usou um jumento para falar, por que ele não poderia usar outros agora, não é?!

Paulo expressou o mesmo sentimento enquanto escrevia à igreja de Filipos, ele diz:

Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade. Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

PORÉM, apesar de ter dito que se "regozijava" por haver pessoas que eram alcançadas pela "má pregação", ele não deixou de os criticar, chegando a os chamar de "cães" e "inimigos da cruz".

Ou seja, devemos nos alegrar por que existem pessoas que são alcançadas através das pregações do Silas e de outros pregadores de Mamom? Sim. Devemos nos conformar com isso e ficar calados, deixando que esta gente mal intencionada prejudique o ensinamento da verdadeira fé? Não!

Simples assim =)

Abraço!

Metal dElohim 2 de Setembro de 2009 19:33  

Cara!!
Véio vc resumiu minha indignação desses ultimos meses!

Sou mais um sem paciencia pra essa lenga lenga que muitas igrejas chamam de "pregação"

Estou contigo Eliel!
Deus te abençoe d+ cara pois precisamos nos unir para tentar derrubar essas mascaras

Abraço
Thiago Lopes

james 5 de Setembro de 2009 11:20  

.

Graça, e paz, e amor, vos sejam multiplicados!

Amado Eliel Vieira,


Sem duvida alguma o que escreveste será assinado em baixo por todos aqueles que, vislumbram no evangelho de paz de Cristo Jesus, a salvação!!!

Fico imensamente alegre no Senhor, quando me deparo com atitudes como a sua, ousada, mas sincera e embasada na Palavra de Deus, pois, assim, Jesus o fez diante dos escribas e fariseus!!!

Mas, uma coisa achei interessante, não apareceu nenhum defensor do Silas por aqui??? Por certo ele não dará as caras!!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Carmem 5 de Setembro de 2009 11:53  

Eu gosto de ouvir o Malafaia pregando. Em sua maioria as mensagens tem servido para minha edificação. Sou nova no evangelho e tenho dificuldades para "digerir" as pregações a cerca da prosperidade. As vezes me desespero porque não consigo me convencer e me render as pressões a cerca dos dízimos e ofertas. Fico a me perguntar o que será de mim? Ler sua carta me tirou um grande peso dos ombros. Eu assisti a fala desse "profeta". Fiquei arrazada! Passei esses últimos dias pedindo perdão a Deus pela minha incredulidade, se é que houve.

L. Thompson 5 de Setembro de 2009 13:25  

made a ele por e-mail essa carta quen sabe ele responde

Eddy 5 de Setembro de 2009 15:55  

Eliel, gostei muito da sua carta, tem muitos irmãos em Cristo que não gostam, quando criticamos, algumas bobagens de homens que se dizem profetas do Senhor pregam, uma das coisas que me deicha triste, é que estes caras tem uma grande ferramenta nas mãos, que é a Tv, e não usa para alcançar vidas que se encotram perdidas ai fora, passam a maior parte do tempo pedindo dinheiro, e se esquecem das vidas que vão pereçendo nas mãos de Satanás, mais é isso ai irmão estou contigo, e já postei em meu blog, Servo de Deus, algo parecido com o que vc postou, temos sim que denuciar, todas as vezes que estes caras usarem a palavra de Deus para enganar o povo, pois se assim não o fisermos, seremos semelhantes a eles, e estaremos sendo omissos, um abraço irmão e que Deus continue te abençoando.

Soli Limberger 5 de Setembro de 2009 19:44  

Olá amigo e tenho certeza que irmão. Sou evangélico e concordo com cada palavra sua. LEIA SOBRE ESSE TEMA NO MEU BLOG. Mtas vezes me envergonho disso. Mas somos chamados para fazer a diferença em nossa sociedade e em nossas igrejas.

Vou seguí-lo aqui e será um prazer ter vc no BUSCAI o REINO tmb.

Grande abraço em Cristo, nosso Pai.

Soli Limberger
http://buscaioreino.blogspot.com/

pamy 6 de Setembro de 2009 18:29  

Eu fico muito triste por a ignorancia espiritual de muitas pessoas. caro Eliel Vieira...tu achas que so porque somos cristaos nao podemos ter prosperidade, tem muitas promessas na Biblia para nos, se formos Fieis comeremos o melhor dessa terra...Deuteronomiocap.28 vers 1 ao 14, vou escrever so um versiculo..ver 12 O senhor te abrira o seu bom tesouro, o céu,para dar chuva a tua terra no seu tempoe par abençoar toda a obra das tuas maos, e emprestaras a muitas gentes porem tu nao tomaras emprestados....a palavra de Deus dis que nunca vi um justo desamparado ser nem a sua decendencia mendiagr o pao...Malaquias cap3 vers 10 trazei os dizimos a casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa e depois fazei prova de mim, diz o senhor dos exercitos se eu nao vos abrir as janelas dos céu e nao derramar sobre vós uma bençao tal que dela vos advenha a maior abastança... Deus tem o melhor para nos...agora irmao eu acho que voçe nem deve estar ´´comendo porque tem tanta gente passando fome né´´... irmao é muito triste saber que tem pessoas passando fome mais nao eu ser rica e voce ser pobre nao vai fazer a diferença, agora porque tem muitos passando fome Deus nao pode me prosperar, agora porque alguem come ovo frito eu nao vou poder comer picanha, isso é ignorancia, Deus tem o melhor para nos, cada um deve contribuir com o que tem no coraçao,eu queria ter dado os 900,00 reais mais poque eu quero ser rica... devemos pensar que estamos dando para Deus... em vez de vc acusar o Silas, porque vc nao enxerga quantas pessoas tem sido socorridas por Deus atraves da vida dele... Devemos contribuir sim, mas sem pensar no que vamos receber em troca...e repito a escrever Deus tem o melhor para nos...Deus promete nos dar prosperidade... a e so para esclarecer irmao Eliel a minha Biblia é igual atua... Que Deus continue abençoando a vida do pastor Silas, em vez de estarmos julgando devemos estar orando por essas autoridades espirituais que Deus colocou.. e so para esclarecer eu nao frequento a igreja dele, congrego em outra denominaçao em Porto Alegre, mas assisto o programa dele...é facil falar de quem esta servindo a Deus.. e vc irmao o que tem feito na obra de DEUS, quantas vidas vc ganhou para Jesus nesse ano... pare e pense... Deus Abençoe a todos em nome de Jesus... Deus tem o melhor para nos...

Pr. Cesar Augusto Ribeiro da Silva 6 de Setembro de 2009 18:51  

Prezado Eliel:

Ainda que não o conheça pessoalmente, somos da mesma família - "a Família de Deus".
Quero parabenizá-lo pela carta-desabafo dirigida ao Pr. Silas Malafaia.

Assim como vc, também acompanho o Pr. Silas desde os seus primeiros programas, lá pelos idos do final dos anos 70.
Ouvia de muitas pessoas que finalmente aparecera um pregador das "verdades da Palavra de Deus", sem rodeios e sem invencionices. Assim muitos viam e alguns ainda vêem o Silas.

Acho lamentável que ele se tenha deixado seduzir por essa "Teologia da Prosperidade".

Não consigo entender o que de tão especial se vê nesse tal "Profeta" Cerullo. Já ouvi esse tal Morris e quase morri de tristeza. Ele falou 50 minutos e não sitou um texto bíblico. Não permitiu que ninguém estivesse com a Bíblia na mão, mas mandou que todos colocassem suas bíblias debaixo da cadeira. Falou um monte de bobagens e disse que veio ao Brasil por conta própria e que podia falar o que quisesse. No outro dia, porém, lá estava o Silas pedindo dinheiro ao povo para pagar o "taxiamento" do jatinho particular do Cerullo no aeroporto.

Que Deus tenha misericórdia do nosso povo!

Fique com Deus.

Pr. Cesar Augusto Ribeiro da Silva

PASTOR JOSÉ VIEIRA ROCHA 6 de Setembro de 2009 18:52  

Estimado irmão Eliel Vieira

Li com vagar e com devoção ao Senhor, a sua carta encaminhada ao Pastor Silas Malafais
Cumprimento-lhe, em particular, pela coragem, paciência e lucidez.
Deus mesmo produzirá os resultados, que esperamos, no coração, na mente e na vida do Pastor Silas Malafaia, pois nós o cremos como um salvo no Senhor, ou até para sua genuína conversão como resultadode reflexão e recolhimento espeirtual, afinal, ele conhece a Palavra.

abraços

pamy 6 de Setembro de 2009 19:13  

so para eu corrigir uma frase o qual eu comi a palavra nao... Eu queria ter dado os 900,00 reais, mais nao com o objetivo de ficar rica ou pensando no que eu vou ganhar em troca, O pastor Silas fez um chamado, ninguem era obrigado a dar os 900,00 reais,tem tanta gurizada que compra um tenis de 200,00 ate 400,00 reais, dai alguem pedi uma oferta para a obra de Deus e reclamam, quando formos contribuir,temos que saber que estamos dando para Deus, mao o pastor Silas ou qualquer outro pastor. temos que dizimar e temos que ofertar, Deus tem muitas promessas para nos,temos que fazer a nossa parte e Deus vai nos abençoar, Aquele que plantar pouco,pouco colherá,aquele que semear em abundancia em abundancia colherá. Que Deus continue abençoando o Pastor Silas... Deus tem o melhor para nos...isaias 1,19 Se quiserdes, e ouvirdes,comereis o melhor desta terra.1 corintios 2,9 As coisas que os olhos nao viu e nao subiram ao coraçao do homem sao as coisas que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Deus Abençoe em nome de Jesus.

pamy 6 de Setembro de 2009 19:25  

Pr. Cesar Augusto Ribeiro da Silva. pastor com o mesmo respeito que tenho pelo meu pastor, eu lehe derijo essas minhas palvras, CUIDADO, QEUM SOMOS NOS PARA JULGAR, o irmaos morris cerulo é um homem de Deus, cuidado com a suas palavras, use sua lingua como homem de Deus para abençoar...a morte e a vida estao no poder da lingua... entao nao brinque com as coisas de Deus dizendo que quase morreu vendo o morris. da mesma maneira que julgas seras julgado... Que Deus Abençoe o seu ministerio....

União Feminina Missionária Batista 6 de Setembro de 2009 19:31  

Fico preocupada porque enquanto estamos descontentes com o comportamento Teológico do PR Silas. Deixamos de anunciar o Cristo vivo e real que não nos desaponta, que deve ser nosso exemplo, meus irmãos sabem quantos morreram sem Jesus agora? E isto que o diabo quer distrai nossas atenções, este é o papel dele, servos de Deus abrindo brechas, não estamos vigiando,estamos perdendo a essência do amor, quando olhamos as fraquezas uns dos outros. Vamos orar para vencermos as siladas do diabo, com certeza abrimos grandes brechas, pois este artigo e os comentários são lidos por pessoas não evangélicos, já pensou o que estamos semeado? Vamos ser mais misericordiosos com nosso tom de se expresar.
O dono da Obra esta no controle.
Lourdes Sales.

Anderson 6 de Setembro de 2009 19:40  

A irmã Pamy disse tudo. Quem somos nós para julgar alguém. O Pr. Silas é um homem muito usado pelo Senhor e eu tbm não sou do ministério do Silas. Deus siga abençoando o Pr. Silas e a todos os outros ministérios comprometidos com a palavra de Deus.

karol 6 de Setembro de 2009 20:38  

eliel,
como vc tem coragem de falar mal de um pastor.... cara ore por ele... sabe que eu ví detonado o silas(igual a vc?) o caio fábio... e vc sabe néh..como tá a situação dele..ô irmão...cuidado com o que sai de sua boca, tenho exemplos em minha familia de pessoas que falaram mal de seus pastores fazendo acusaçoes e seu fim foi horrivel...depois disso eu oro por eles...e óbvio converso muito com meus pastores e vc? manda cartaz cheias de calunias?? aiaiai ..mano ore por ele... é a coisa certa...

Gilmar Jorge Rau 7 de Setembro de 2009 04:51  

Parabéns mano por tua postagem, e acerca de que a mana ai falou, o Caio Fabio está cada vez melhor, é só dar uma olhada no site e assisteir a VEM & VE TV, tem gente desinformada demais, esses são os que são proibidos fala e o tal terrorismo prevalece, tipo : " NÃO TOQUEIS NOS UNGIDOS", mais uma vez, parabéns a vc e ao Caio, profetas da ultima hora !

aislan 7 de Setembro de 2009 09:27  

Prezado Eliel e outros leitores que se façam presente,

Venho por meio deste espaço aberto à cometários demonstrar a minha indignação com relação à teoria apoiada pelo Sr Pastor Silas Malafaia - NO ENTANTO...(falarei mais a frente) -.
Sou membro de uma das igrejas tradicionais conservadoras do nosso amado País; e é fato que a prosperidade conforme vem sendo colocada não é a mesma prometida pelo nosso Senhor na sua Palavra. Logo, Deus é Deus de fé, de glória e de vitórias...mas calma lá senhores, vejamos sempre de antemão o contexto bíblico (como fazer isso? LENDO e ESTUDANDO).

Fiquei chocado,
Eliel, confesso que à primeira leitura, vi o seu texto como sensacionalista e cheio de exageros(detalhe: há algum tempo que não tenho estado morando em nosso país). Após ver o vídeo, pude compreender da sua indignação (que por ora, digo compartilhar da mesma).
É extremamente triste ver um homem como o Pr Silas que só pregava o amor puro e sincero à Deus, permitir algo como o que foi dito ao longo deste vídeo (até parece montagem de tão absurdo). O Pr Cerillo incita fiéis à seguirem uma lógica numerológica, não bíblica aqui pontuo, intentando mover corações à doação não sincera e de interesse financeiro.

Sou estudante de Economia e Administração de Empresas, e por aqui questiono umas das coisas mais simples que Keynes certamente apoiaria juntamente com Muhammad Yunus...Um ser humano que não seja dotado de um ambiente que proporcione educação e infraestrutura tem possibilidade de enriquecer em 1 ano? (a realidade não me apetece, é dura...mas real)...
Caso contrário irmãos, eu os afirmos, o Governo Federal deveria dar 900 reais a cada cidadão de forma que o mesmo buscasse a riqueza em apenas 1 ano.
O nosso país é um dos mais ricos em número de cristãos do mundo, logo com isso o nosso PIB pularia do atual 7 para 5 no próximo ano esperançosamente.


BOM...e o NO ENTANTO,

1) CONVIDO AQUI OS IRMÃOS ABRIREM GÁLATAS 6: 1-10
Leram?

Prossigamos: o que a Palavra Santa nos diz no primeiro versículo..."Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais,deverão restaurá-lo com mansidão".

Eliel, você tentou entrar em contato com o Pastor Silas por email ou até mesmo um contato pessoal com o objetivo de mostrar a ele "com mansidão" o que ele tem feito e como tem agido não biblicamente?
(se o fez com ímpeto e de coração, sempre colocando em oração...paro por aqui, aperto a sua mão e abraço a causa). Infelizmente acho que não o fez.

2) Convido os irmãos a verem a cara do Pr Silas no vídeo e as suas expressões faciais...garanto uma coisa, ele não está feliz com está situação, está se sentindo incomodado...AGORA, o que está levando um homem que sempre pregou duramente um posicionamento e agora o faz de maneira contráditória?
(Não sei respondê-lo meu caro, mas cabe à nós o auxiliarmos em oração - Este homem, que quer queiram, quer não, já propagou a palavra de Cristo de maneira eficaz (em Cristo Jesus com o auxílio de Espirito Santo) à muitos lares da nossa nação, que tem atuado no Congresso Nacional em casos que competem à questões constitucionais com relação à temas como o aborto.

Sugestão à nós meus irmãos e amigos,

1)Oremos pelo Pr Silas de tal forma que Deus o mostre o caminho que Lhe agrada.
1.1) Eliel, você tem sido um dos mais instruídos com relação à vida e pregação do Pastor, eu realmente incentivo de sincero coração a você atuar em prol nesta recuperação dos escandalos vivenciados, tomando a iniciativa de conversar com o Pr.

2) Oremos pelo nosso País, afinal não são todos que o dão o mérito devido, hoje é o nosso dia da Indepêndencia.
2.2) Oremos pelos políticos e governantes, e os representantes de Cristo no nosso país.

Fico por aqui, na graça do Senhor Jesus, batalhemos e vamos de forma à colaborar para o reino,

Aislan Menk
aislantm@yahoo.com.br

Eliel Vieira 7 de Setembro de 2009 09:59  

Aislan,

Antes de mais nada, esta mesma carta que está aqui foi enviada por email ao Silas, através da sessão CONTATO de seu site. Se ele leu ou não, não sei, mas mandar, eu mandei.

Sobre tratar com "mansidão" o Silas, eu discordo ABSOLUTAMENTE de você. Primeiro, porque o mesmo Paulo que escreveu a passagem que você mencionoude Gálatas, repreendeu duramente a Pedro pelos seus erros e mais, chamou os judaizantes de "cães" e "hipócritas" em sua carta aos Filipenses. Ou seja, a ALGUNS devemos tratar com mansidão, há outros não.

Jesus mesmo agia assim: ele era manso e compreensívo com os pecadores, mas era duro e implacável com os "doutores da lei", a ponto de um dia chegar chicoteando suas "barraquinhas" e os chamando de "raça de víboras".

Silas errou? Sim. Mas em qual dos dois grupos ele se enquandra: no grupo dos simples pecadores, ou no grupo dos pecadores hipócritas e doutores da lei?

Certamente não é no primeiro grupo, uma vez que ele se acha inclusive acima de qualquer crítica.

Um abraço!

Julierme 7 de Setembro de 2009 10:46  

Caro Eliel.
O Senhor Jesus foi um exemplo de como devemos nos portar em relação ao nosso semelhante. Quando diante de uma mulher adúltera, todos julgavam querendo matá-la, ele que tinha toda autoridade moral pra fazê-lo, simplesmente amou aquela vida e não a condenou. Sei que está triste com o que tem visto entre os que se dizem cristãos. Eu também estou. Contudo, isso não dá o direito de dizer quem está certo ou errado, quem é de Jesus ou de satanás. Sobre suas críticas não creio que a maior parte do programa do Pr. Silas seja de marketing. Também não sei se pode condená-lo, ao que pude ver no essencial, pelo que outra pessoa disse. A despeito do que ele tenha falado ou dito, e do seu "nojo" com práticas religiosas de hoje, saiba que enquanto tivermos nesta terra o sol brilhará sobre justos e injustos. Não nos cabe apontar o dedo. Acredito ser mais prudente orar pra que Deus alcance o coração daqueles que ainda não o conhecem, e daqueles que se dizem seus seguidores apesar dos seus frutos maus. Um dia Jesus julgará com retidão. Ele conhece o coração, os pensamentos. Ele é o justo Juiz e dará a paga ao que cada um fez de bom ou mal.
Abraço
Julierme Tosta

pamy 7 de Setembro de 2009 10:49  

É muito facil julgar o Pastor Silas, creio eu entao que o irmao Eli Vieira, tem se doado no reino de Deus para salvar vidas,né irmao,pq se esta julgando alguem q esta fazendo a obra...irmao deixo essa palavra para vc. Galatas 6. Meus irmaos se alguem for apanhado em alguma falta,vocês que sao espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês nao sejam tentados tambem.Achei que vc foi muito infeliz em algumas colocaçoes, falando ironicamente...debochando até do bigode dele, nao parece que vc esta preucupado em ajudar ele, mas sim esta o julgando..Mateus 7. Da mesma medida que medir os outros, medidos seras,PORQUE REPARS O ARGUEIRO QUE ESTA NO OLHO DO TEU IRMAO E NAO VêS A TRAVE E ESTA NO SEU OLHO??? É facil julgar nossos irmaos,é facil enxergar so os erros dos outros, queria saber se alguma vez tu mandou uma carta parabenizando o trabalho que ele faz, se algum dia mandou uma carta incentivando, e abençoando o ministerio dele...Devemos estar orando, jejuando abençoando essas autoridades espirituais,e saber que todos nos podemos cair fraquejar, por isso precisamos da oraçao uns dos outros, nao precisamos de um irmao para nos acusar e julgar, precisamos estar intercedendo uns pelos outros,tapando a brecha uns dos outros.. o unico perfeito é o nosso Senhor Jesus Cristo, e temos a certeza aquele que começou a boa obra em nossas vidas a de completala ate a volta do nosso senhor Jesus Cristo... Deus tem o melhor para nós...

Eliel Vieira 7 de Setembro de 2009 11:08  

Pamy,

Primeiramente, meu nome não é Eli Vieira, e sim Eliel Vieira. Eli Vieira é um amigo meu, e não é cristão, é ateu.

Segundo, sim, na medida que eu posso eu me dôo sim ao reino de Deus. Este blog, aliás, é a maior demonstração disto. Que jovem "disperdiça" seu tempo hoje em dia escrevendo e traduzindo artigos para publicar na net, em vista de capacitar pessoas intelectualmente para a "obra"?

Terceiro, Gálatas 6 não se aplica ao Silas, e sim aos "pecadores comuns". Os hipócritas e os doutores da lei não merecem ser tratados com mansidão, mas com duras críticas.

Quarto, Silas não quer ser criticado. Seja críticas mansas ou duras, ele não se acha digno de tê-las. Ele se acha uma pessoa acima das críticas e pessoas assim não merecem meu respeito.

Quinto, eu fui sim muito irônico na minha crítica, mas a última pessoa no mundo que pode reclamar por receber uma crítica irônica é o Silas, pois ele é cheio de irônia em suas pregações críticas. Vide, por exemplo, as gracinhas que ele faz quando vai criticar os pentecostais. Além do mais, ele já me chamou de trouxa, e eu não o chamei de nenhum apelido.

Sexto e, por fim, eu concordo com você que devemos orar a cada dia mais pelas nossas "autoridades espirituais" (se você ler a Bíblia, verá que este termo NÃO EXISTE lá - é apenas uma invenção evangélica). Confesso que não orei ainda pelo Silas... boa idéia... vou orar para que ele se arrependa e se converta por pregar ensinamentos satânicos na TV.

MAS, enquanto ele não mudar, a carta vai permanecer aqui e críticas e mais críticas contra ele vão surgir. Pois os não-manipulados jamais vão se calar.

Um abraço!

Eliel

Pr. Alonso Gonçalves 7 de Setembro de 2009 11:38  

Nunca imaginei comentar um artigo que fale sobre um pastor pentecostal, como batista nunca vi essas práticas em nossas igrejas. Tenho escrito também sobre os pregadores eletrônicos que não estão contribuíndo em nada para resolver os problemas do país.
wwwibmi.blogspot.com

Anderson 7 de Setembro de 2009 11:46  

"Quarto, Silas não quer ser criticado. Seja críticas mansas ou duras, ele não se acha digno de tê-las. Ele se acha uma pessoa acima das críticas e pessoas assim não merecem meu respeito."

Cara, desde quando pastores são bem vistos em nosso país? Ta certo que as coisas melhoraram muito nos últimos anos. Mais criticado que o pastor Silas é. E ele mesmo já falou em suas pregações, que quando ele comete um erro e os outros pastores o chamam a atenção ele entende. E reconhece o seu erro. E disse mais, que esses são os verdadeiros amigos. Que não ficam só passando a mão sobre cabeçinha. Ele sempre mostrou ser um homem normal e não um "Super-man Evangélico" como vc já deve ter ouvido ele falar em suas pregações. Isso fica bem claro para mim o reconhecimento do Pr. Silas em ser um homem normal e aberto a críticas.

Eliel Vieira 7 de Setembro de 2009 11:53  

Anderson,

"Isso fica bem claro para mim o reconhecimento do Pr. Silas em ser um homem normal e aberto a críticas"

Aqui está sua resposta: http://www.youtube.com/watch?v=Q2Pckz2jGFk

Paz!

balburdiasa 7 de Setembro de 2009 11:59  

O Silas Malafaia é um Kalil com grife.
.
Silas não tem moral para mais nada, as pessoas tem direito de mudar de ideia, mas o que ele fez foi ao assustador.
.
p.s: Rodomar nos comentário, a quanto tempo não via ele.
.
p.s²: Tu é de Ibirité Eliel? Eu sou do Tirol - Barreiro e Cruzeirense hehehehe

pamy 7 de Setembro de 2009 12:02  

Entao ta caro irmao Eliel Vieira, em primeiro lugar nao veju teu blogger como algo Deus, nao trazendo edificaçao,nao te veju como um jovem fazendo a obra,Timoteo, Daniel etc... esses sim sao exemplos de jovens que fizeram a diferença,você poderia estar usando o teu blogger para estar evangelizando, jovens que nao conhecem a Jesus, mas pelo contrario,tu ta trazendo a vergonha,para falar mal dos evangelicos ja basta os de fora,meu irmao cuida o que tu fala,vocÊ esta dizendo que ele esta pregando ensinamentos Satanicos, ba irmao, que Deus tenha misericordia da tua vida, eu esperaria ouvir isso de um impio nao de um de nós, a unica coisa que eu veju, é que o silas esta sendo perseguido, assim como falam mal do Benny Hinn no youtube.A palavra de Deus diz que aquele que quer ter dias felizes aqui na terra, refreie a sua lingua, você nao esta somando na obra de Deus, mas esta trazendo divisoes,Meu irmao quem é tu para falar que Galats 6 nao se aplica ao Silas, porque pelo o que eu sei ele é um ser Humano que nem nós, agora nao esqueça que quem cruscificou Jesus eram aqueles doutores da lei, e eu acho que quem esta fazendo o papel de doutores da lei é você, e tu ta cruscificando o Silas, cuidado meu irmao,de Deus nao se Zomba!!!Apalavra de Deus diz, auele que nao é por mim é contra mim, aquele que comigo nao junta espalha...Seja um instrumento de HONRA nas maos de Deus. vou te dar um exemplo de jovens que somam na obra de Deus. Desde o dia 20 de Julho mais de mil jovens saíram de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro e tornaram-se grandes evangelistas do Senhor. Eles infiltraram-se em meio ao clima dos jogos pan-americanos e levaram a palavra de Deus aos atletas e torcedores.

Segundo os líderes do movimento batizado de P. A PAN (Projeto Amar Pan), mais de dezesseis mi pessoas aceitaram a Jesus como seu único e suficiente salvador e mais de 300 pessoas foram batizadas.

O Projeto Amar é constituído por jovens da igreja renascer. Tudo isso faz parte de tarefas que o Senhor Jesus nos oredenou a fazer, a palavra é clara em Mateus 28 quando nos manda ir e pregar o evangelho, anunciar as boas novas ao povo. Como cristãos temos o dever de falar do amor de Jesus. porque não há como chegar ao pai senão pelo filho.

Eliel Vieira 7 de Setembro de 2009 12:16  

Pois então Pammy,

Se você não vê meu blog como algo de Deus... tudo bem. Sobre isso eu tenho 3 comentários:

1 - Ele não é realmente um "blog de Deus", é um "blog do Eliel". Você acertou.

2 - Por que perde seu tempo em um lugar tão blasfêmo? Vai ligar a TV para assistir o Malafaia ou, melhor, vai vender latinha para juntar R$900 para doar pro ministério evangelístico do pastor lá.

3 - Sua opinião sobre meu blog, se não for crítica e nem bem embasada em argumentações, não me interessa.


Sobre você dizer que ele não traz edificação, leia o comentário da Carmem, nesta mesma página, ou então leia todos os outros comentários presentes em todos os outros textos.


A seguir você disse que eu poderia estar usando o blog para estar evangelizando. Você disse bem, eu "poderia", e farei isso se achar que é necessário. Da mesma forma, você poderia estar alimentando um faminto ou pregando o evangelho numa pracinha uma hora dessas, ao invés de defender o ex-bigodudo esmolador da TV.


A seguir você diz que eu estou falando mal dos evangélicos. Mentira, eu estou falando a VERDADE sobre os evangélicos. Eu não inventei a história da oferta dos 900 reais. Foi o o Silas que inventou esta asneira.


A seguir você compara o Silas com o Pesty Hinn. Nossa, perfeito! Concordo absolutamente com você! Se quiser, compare-o ao Felichiqueano e ao Pedir Maiscedo também, aí a merda fica completa.


A seguir você pergunta: "Meu irmao quem é tu para falar que Galats 6 nao se aplica ao Silas?". Eu não sou ninguém, é o Silas que diz isso dele mesmo, com suas atitudes funesteas e imbecis.


Depois você diz para eu tomar cuidado, pois "de Deus não se zomba". Sim, eu concordo absolutamente com você. Mas, onde neste texto eu zombei de Deus. Eu zombei do Malafaia. O Malafaia por acaso é Deus?


Sobre os "exemplos" citados por você. Eles para mim são indiferentes, pois eles não estão relacionados com a questão em discussão aqui, do Silas Malafaia e seu relacionamento com a Teologia de Mamom.


Um abraço,

Eliel

Anderson 7 de Setembro de 2009 12:04  

Eliel, vc possui os minutos anteriores a esse vídeo, para saber a quais críticos ele está se referindo, pois nesse vídeo eu nem sei sobre o que se trata.Para mim, não me respondeu em nada. Por que já perdi as contas quantas vezes falaram mal dele na net e em diversas outras mídias.

Junior 7 de Setembro de 2009 12:15  

Graça e Paz Eliel,

Sou membro da assembleia de Deus onde nosso prestimoso pastor Gilberto Malafaia preside (pai do Silas).
É lamentável essa situação que se encontra o tele-pregador. Virou um homem acima da crítica. Lamento por seu pai que no auge de seus 87 anos tem o desgosto de ver seu filho indo de mal a pior.

Parabéns pela carta, podia bolar uma para cada tele-evangelista, pois todos aderiram a diabólica teologia da prosperidade.

Fraternalmente,
Junior

Pro.Marco Baptista 7 de Setembro de 2009 12:58  

Concordo com vc amado irmão Eliel, em ficar chateado com o pastor Silas, mas nunca se esqueça por favor de corrigir com mansidão e amor os nossos amados irmãos e pamy cuidado com o q dizeis para não cair em tentação de passar da conta, não é de hoje que eu tenho me entristecido com o pastor Silas Malafaia, pois se faz um programa evangelistico não é para atacar outras pessoas e sim as seitas e não precisar gastar mais de R$700.000 com palanques e mega estroturas para ganhar almas e usar como desculpa "quanto vale uma alma..." Jesus faria isso? Assim com pastores que cobram uma fortuna para pregarem por ai, saiam de rua em rua para ganhar almas, pois é exemplos como esses que está faltando para os fiéis fazerem o mesmo, com isso o q está acontecendo, irmãos estão brigando por cargos dentro das igrejas querendo ser consagrados e até pagando pra isso para dar ordens em cima de púlpitos com a desculpa q "não pode ir pois ele é pastor e quem gera ovelha é ovelha e q pastor só pastoreia" se não acreditam que tudo gira atrás de dinheiro olhem esse vídeo onde o pastor Abílio Santana diz que tudo é por interesse que não o evangelho http://www.youtube.com/watch?v=pKwcejBTxxw pode ver não é vídeo não, "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", Shalom Adonay

aislan 7 de Setembro de 2009 13:04  

Caro Eliel,

Obrigado pela resposta.

Talvez não tenha sido claro em um ponto crucial.
Não me posiciono contrário à ação tomada por você. Apenas entendo que seria mais sábio tentar o contato com o Pr Silas primeiro, e após isso fazer a divulgação da crítica no seu blog (veja a dimensão das coisas, outras pessoas já estão pegando o seu texto e postando em blogs; isso é sério).
Imagina só se o mesmo dissesse à sua resposta..."Eliel, gostaria de ter uma reunião com você, seria possível?".
Coloco com isso que você antecipou as coisas, e de uma outra forma você poderia obter uma tentativa mais madura e cristã.
Reforço aqui, não discordo do texto, mas sim de não ter esperado uma resposta vinda dele primeiro. (quanto a questão "ele irá responder?"...respondo: _Oremos e aguardemos para o próximo passo!

Como disse, estou longe do Brasil, mas no que for possível gostaria de ajudar a mudar a situação, já que sei da importância e da visibilidade dele no meio televisivo; e além de tudo é nosso irmão (talvez uns achem, outros não...mas não é o caso da discussão).

Grato, um grande abraço,

Aislan

rejanelauer 7 de Setembro de 2009 13:38  

Enquanto todos dizem que estão ganhando milhões para Cristo, a Bíblia diz:
*Luc 18:8 - Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

* Apo 3:17 - Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

*1Ti 6:9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

2Pe 2:1 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Estamos vendo tudo se cumprindo, conversões psicológicas, levianas e interesseiras, o sofrimento de Jesus naquela cruz é blasfemado, pervertendo seu real significado, em detrimento a um evagelho humanista, onde nós somos o centro, e Jesus quem nos serve. Anseio ardentemente por Sua volta Senhor Jesus, tudo o que possuo ou possa vir a possuir, relego a esterco, e enquanto o Senhor não vém, da-me orças para sair de minha posição de conforto e me ajuda a repartir com os necessitados o que Tu tens por misericórdia concedido a mim. Amém.

pamy 7 de Setembro de 2009 13:46  

Caro Eliel em virtude da tua boa educaçao, no ultimo comentário vou encerrar a minha participaçao no teu blog,deixando uma passagem Biblica para tua meditação, no livro de Romanos cap:16 vers:17, a Biblia atraves do apostolo Paulo nos adverte a respeito de pessoas que promovem dissensões e escandalos contra a doutrina que aprendemos, diz que devemos desviarmos dessas pessoas, porque os tais servem ao seu ventre e com palavras suaves e lisonjas,enganam o coraçao do simples;meu irmão se a obra que esta sendo feita pelo pastor Silas nao te agrada desvia-te dele porque em Atos cap:5 vers:35, quando os apostolos foram perseguidos e feitos prisioneiros durante uma reunião do sinedrio Gamaliel advertiu que se aquela obra feita por aqueles homens nao era de Deus ela se desfaria,mas se era de Deus deveriam de ter cuidado de não serem achados combatendo contra Deus, cada um de nós, eu e você, o pastor Silas e os demais Pastores, falsos ou não um dia teram que se apresentar diante do tribunal de Cristo, e cada um dará conta de si mesmo.Romanos cap:14 vers:10,11,12. E também 2Co cap:5 ver:10. Pense nisso,medite nisso, você é inteligênte e você tem o espirito de Deus, que vai te mostrar toda a verdade. Que Deus te abençoe.

Eliel Vieira 7 de Setembro de 2009 14:00  

Pamy,

Primeiramente, esta passagem que você citou está relacionada a cristão judaizantes que queriam forçar os crentes gentios a se circuncidar. Esta passagem NÃO TEM o sentido que você diz que ela tem.

Ademais, eu não causei dissensão nenhuma, muito menos escândalo. FOI O SILAS MALAFAIA, pregando ensinamentos anti-bíblicos que está causando todo este reboliço. Se ele estivesse pregando sobre o Evangelho, sobre a graça, sobre a salvação, sobre o amor ao próximo, sobre o cuidado com os órfãos e com os pobres, sobre justiça social, sobre a importância do estudo e do conhecimento, enfim, se ele tivesse pregando sobre assuntos com respaldo bíblico, esta carta não teria sido escrita.

Silas está pregando que o plano de Deus é tirar riquezas dos não-cristãos para dar a cristãos, porque o objetivo dele (conforme disse o Silas) é dar "riquezas" para crentes. Isso é completamente anti-bíblico! Será que Deus se preocupa em dar riquezas para crentes enquanto tem crianças morrendo de fome? Se Jesus recebesse uma oferta grande para seu ministério, ele a distribuiria aos pobres ou repartiria entre os discípulos?

Os ensinamentos do Malafaia são anti-bíblicos. São ensinamentos de falso profeta. São ensimanentos de Satanás.

E esta é minha opinião, bem como a opnião da grande maioria das pessoas que estão comentando (como o Júnior disse, até o pai do Silas está triste por causa dos ensinamentos dele).

Enfim, você me deixou versículos bíblicos. Leia, também, todas as mensagens bíblicas que falam CONTRA as riquezas. São muitíssimas. E depois de ler estas passagens, faça uma pesquisa na net e veja quantas pessoas estão morrendo diariamente por causa da fome; veja quantos pais de família estão desempregados; veja quantas crianças entram no mundo das drogas por não ter o que comer; veja quantas meninas adolescentes vendem seu corpo para poder levar leite para casa... e depois disso tudo, pergunte-se: será que Deus deseja mais ver os crentes com carro 0Km do que estas pessoas alimentadas? E depois que se perguntar isto, pergunte-se: será que o que o Silas têm pregado é verdadeiro?

Eu fiz todos estes passos e, sinceramente, toda vez que lembro das horroridades que eu li, eu sinto mais nojo ainda do Silas e de seus ensinamentos.

Enfim, opinião é opinião.

Deus te abençoe.

rejanelauer 7 de Setembro de 2009 14:34  

Jeremias 23

15 Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.
16 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.
17 Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.
18 Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?
19 Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
20 Não se desviará a ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.
21 Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
22 Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.
23 Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
25 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
27 Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
28 O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.
29 Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiuça a pedra?
30 Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.
31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor.

Pastor Ranieri 7 de Setembro de 2009 15:35  

Parabens pela carta. Malafaia respondeu?
Diga nao a teologia da prosperidade.

Balnires Júnior 7 de Setembro de 2009 15:51  

Parabéns pela carta. A satânica Teologia da Prosperidade tem destruído tudo! Que Deus o ilumine e que outros ao lerem esta carta entendam realmente que vivemos pela graça de um Deus SOBERANO.

Pri Borgesa 7 de Setembro de 2009 15:59  

Notei sinceridade em sua carta...

Priscila Borgesa

Henrique - Leader's Youth Getsemani Buritis 8 de Setembro de 2009 06:13  

Eliel, sou líder da Mocidade da Getsêmani no Bairro Buritis, cara penso que hj muitos confundem a ordem das coisas e querem que Jesus se adapte a eles e esquecem que devemos ser imitadores de Cristo. O Pastor Silas tem uma eloquência femonemal e creio que ele seja um homem de Deus, mas temos de lembrar que muitos homens ungidos se perderam ao esquecer que tudo é por e para Jesus, isso é o que passo à Mocidade lá na Get Buritis. Deus t abençoe. Depois acesse:http://www.henriqueget.blogspot.com/

rodrigo 8 de Setembro de 2009 06:57  

e cada um que aparece por ae falando cada coisa extranha,so pela misericordia de DEUS

MARCOS PINTO 8 de Setembro de 2009 08:05  

Parabéns pela carta. A satânica Teologia da Prosperidade tem destruído tudo! Que Deus o ilumine e que outros ao lerem esta carta entendam realmente que vivemos pela graça de um Deus SOBERANO.(02)

Gabriel Felipe 8 de Setembro de 2009 10:54  

Olá irmão.

Eu como Cristão Batista, discordo de várias coisas do Pr. Silas, porém sei que grandes obras ele fez, e não vou julga-lo.

Jesus está voltando, e devemos vigiar e pregar a palavra de Deus, ao invés de dedicar tanto tempo assim para criticar ao próximo. Creio que a sua intenção não foi de ofende-lo, mais deveria ter mais mansidão, pois é uma virtude do Espírito essêncial para vida de um Cristão.

Deus o abençoe.
Grabriel.

Alpha 8 de Setembro de 2009 12:09  

Boa tarde caro Eliel Vieira,

(Espero que você aprove e não cale a voz da verdade...)

Você sabe quanto custa para manter a estrutura de um blog no ar?
Você sabe quando custa para produzir e manter uma novela?
Você sabe quanto custa para produzir um filme pornográfico?

Me desculpe meu amigo "Cristão", não quero defender as pessoas criticadas aqui mas acho que seria muito mais interessante você falar das obras Missionárias e de assistência social que o cristianismo tem financiado no exterior, em paises como o Sudão.

Me desculpe também em lembrar que sua critica e posição não é muito diferente dos homens criticados aqui.

Mas como bom cristão (Cristão = Pessoa que leva a mensagem de Cristo) ao invés de financiar novelas ou afins vou passar esses sites maravilhosos que falam de um outro lado do cristianismo "real" de pessoas que dão a vida pelo evangélio, ao invés de "Blogueiros", que criticam muito mas não saem de sua "cadeirinha" que fica em frente ao seu PC, para fazer algo construtivo por Jesus e Sua obra.

Sites Construtivos (Para vc ter um conteúdo menos "desconstrutivo" pois "ignorância" é falta de informação):
http://www.portasabertas.org.br/
http://www.mcmpovos.com/

Pessoal nesses sites vocês encontrarão pessoas que estão realmente dispostas a fazer algo, ajudem, orem, vão até lá onde pessoas estão morrendo e precisando de Jesus... você pode fazer sua parte...

Um abraço.

Alfredo Oliveira

Alpha 8 de Setembro de 2009 12:12  

(Só lembrando... as suas palavras...)
Vai publicar o que eu disse?
Ou sua postagem é tendenciosa para sua opnião?



Obrigado a todos que estão comentando!

Provavelmente Silas não vai responder minha carta (afinal, ele adora criticar, mas não aceita ser criticado), mas quanto mais pessoas lerem e comentarem, mais pressionado ele estará.

Vamos provar para ele que ainda existem pessoas não-manipuladas na igreja!

Abraço!

Eliel Vieira 8 de Setembro de 2009 15:12  

Caro Alfredo (Alpha),

Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário. Das críticas que eu recebi aqui, a sua foi a que mais me chamou a atenção. Eu diria que é o tipo de crítica que todas as pessoas gostam de receber: sem falácias e sem apelos à autoridade.

Sua crítica foi tão boa que, confesso, pouquíssimos são os pontos em que encontro de discordância. As poucas discordâncias são mais “semânticas” do que ideais (relacionadas a idéias) como, por exemplo, sua definição de “cristão” que eu não concordo.

Mas, antes de comentar seu comentário, gostaria de te fazer saber qual é a função deste blog. Você duvidou que eu ia publicar seus comentários críticos. Se você conhecesse mais o meu blog, viria que eu não apenas aceito as críticas, mas me esforço ao máximo para compreendâ-las e também em respondê-las. Tem uma sessão no meu blog chamada “respostas”, e lá você encontra algumas das respostas que eu já provi a alguns comentários feitos no meu blog. Além, claro de sempre receber e-mails e responder aos meus críticos lá.

Também, achei infeliz o trocadilho que você fez em relação ao título do meu blog, sugerindo que o conteúdo aqui é “desconstrutivo”. Bem, se você acha que esta carta ao Silas é algo desconstrutivo, diga isto à “nova convertida” Carmem (ver seu post mais acima).

Quanto aos sites que você me passou, vou sim vê-los com calma depois (estou na faculdade agora), mas, não vejo como isto possa se relacionar com o tema em questão aqui: as práticas de Silas Malafaia e seu envolvimento com a Teologia de Mamom. Eu não nego que as obras sociais são importantes, pelo contrário, como defensor da “Missão Integral” defendo que a pregação do evangelho deve andar lado a lado com o compromisso social e a luta pela igualdade (aliás, acho que o compromisso social deve ir à frente da pregação do evangelho – leia meu texto “Hoje é Dia de Colheita, Será?”).

Então Alfredo, não vejo porque a preocupação com o social me deva fazer ser menos crítico, aliás, basta a você fazer uma tour pelos blogs que andam criticando o Silas e verá que a maioria deles está ligado a algum grupo social. Quanto a mim, confesso envergonhado que pratico muito pouco o amor “ágape” ensinado por Cristo e que minhas críticas são ecoam no vazio se minha vida não condizer com elas. Mas, que Deus seja testemunha que eu estou falando a verdade, tenho cada vez mais sentido um impulso forte em mim pelas preocupações sociais e pela fé “em ação”. Apesar de ser impossível a mim depositar muito do meu tempo em outros compromissos (saio de casa às 6:20 e chegou às 00:10 de segunda à sexta), sei que não posso escapar desta responsabilidade e que Deus me “encaixará” em alguma coisa.

continua...

Eliel Vieira 8 de Setembro de 2009 15:12  

... continuação

Mas, Alfredo, a diferença gritante que eu enxergo entre mim e Silas é que eu RECONHEÇO esta minha falha. Eu sei que não estou praticando minha fé da forma como eu deveria praticar, sei que este blog (que, a despeito de suas críticas, ajuda muitas pessoas) não é o melhor que eu posso dar em retribuição ao que Cristo fez por mim. Eu não tenho, Alfredo, problema algum em reconhecer que errei. Para quem me conhece mais de perto, eu sou uma pessoa que muda de opinião o tempo todo. Eu não teria problema algum em escrever uma carta ao Malafaia pedindo desculpas caso eu visse algum bom motivo que me convencesse de que a prática da “numerologia gospel” é válida. Você mesmo, Alfredo, se você acha que eu errei em algum ponto da minha carta, me fale onde, aponte meu erro, explique porque eu errei e apresente um bom motivo para que eu mude de opinião e, por Deus, eu mudo.

Agora, nada disso veio. As pessoas criticam o Malafaia e o que ele faz? Ele as chama de “filho do diabo” e “filho do inferno”. As críticas persistem e o que ele faz? Diz que não está nem aí para os críticos, que os críticos são apenas pessoas invejosas e fracassadas que querem o destruir (detalhe que o próprio Malafaia é uma pessoa muito crítica).

Enfim, eu não tenho problemas em mudar de opinião, e também não tenho problemas em receber críticas (principalmente críticas bem “educadas” quanto as suas), mas, até que se me apresente um bom motivo para mudar de opinião, as críticas vão prosseguir, mesmo porque, eu acredito que criticar o que deve ser criticado, é algo que Cristo aprova, e que é importante para Sua obra.

Um abraço,

Eliel

Alfredo Oliveira 8 de Setembro de 2009 23:01  

Caro Eliel, boa noite,

Gostaria de agradecer sua resposta e enfatizar aqui que estou admirado. Obrigado por responder tão depressa.

Gostaria também de me desculpar pelo "ataque" e o quanto me armei em relação ao seu post. Visto a sua esplêndida resposta que me fez pensar a respeito.

Imagino que seu tempo deve ser bem corrido mesmo, pois entendo sua carga horária, pois a minha não é muito diferente, com exceção aos finais de semana, pois em alguns eu também trabalho, e tenho uma obra que o Senhor me confiou. (Não sou pastor, sou apenas um homem que decidiu falar de Jesus)

Quero deixar claro que minha intenção não é "partidarista", mas estava aqui trabalhando (meio que desconcentrado, trabalho com tecnologia) pensando na obra que o Senhor me confiou, pensando justamente a respeito desses escândalos e pedindo ao Senhor uma luz, para que o povo possa conhece-Lo, pois com esses escanda-los de homens que "usam" do nome do Senhor para se promover financeiramente, as pessoas estão deixando de crer que existem obras sérias e de valor imensurável, generalizaram ao ponto de pensar que todos são assim.

Estava imaginando que maneira poderíamos continuar, pois as pessoas não querem levar a sério, de repente recebo de um amigo o link de sua matéria.

Quero deixar em destaque também que são poucos os pontos de discordância em relação ao seu artigo, como a definição de Cristão*, e que a obra social vai a frente do evangelho. Na verdade em minha opinião, das Leis, dos profetas e de Cristo é que os dois são "um". Não há evangelho que não ande ao lado da causa das viúvas, dos pobres e órfãos.

(* Cristão foi um “apelido” que os seguidores de Jesus receberam em Antioquia por viverem falando dele e alguns até morriam falando dele. “Atos 16:23”)

Deixo registrado que assim como você não acho correto a maneira que "muitos" (na verdade “poucos”) tem utilizado de maneira torpe os recursos financeiros de instituições.

Mas quero deixar claro que existem pessoas muito sérias, que não tem destaque nenhum, pois nossa mídia vem falando muito sobre "escanda-los". E também acho que seria muito mais proveitoso falarmos sobre o Evangelho (Boas novas).

Bom, mas como comentei é melhor arregaçar as mangas do que falar, criei um blog, e gostaria de informa-lo que reconheço que o que você está fazendo é muito importante (Embora não seja o meu "método" de se conduzir e divulgar o evangelho), mas precisamos conhecer a verdade, pois só ela pode libertar. Estou inclusive recomendando seu BLOG como um de meus favoritos, pois você ganhou meu respeito com sua resposta singular e pontual.

Só quero lembrar que Cristo não veio julgar (trazer sentença) e sim salvar o homem, sendo assim, minha visão é que o anuncio do evangelho é muito melhor e a proposta de soluções é excelente.

(Assim como agiu José no Egito, pois não criticou o sistema, ele trouxe o problema mas também a solução.)
(Assim como Moisés resolveu libertar o povo indo a frente)
(Assim como Davi não amaldiçoou Saul e sim resolveu guerrear e defender o povo sem atacar-lo)
(Assim como o profeta Natã foi até Davi em “particular” para expor o seu pecado e não colocou o povo contra ele)
(Assim como Jesus trazendo a solução morreu pelos meus pecados e pelos pecados do mundo inteiro, Ele foi a frente, me defendeu abençoando minha vida mesmo não merecendo, E me mostrou meus pecados para que eu me arrependesse e hoje pudesse ter a salvação)

Quero deixar claro que minha intenção é “julgar” as pessoas como Cristo me julgou e o julgo dele é leve.

Um grande abraço e agradeço se puder ajudar com boas novas.

(Eliel você ganhou um amigo)

É um prazer te conhecer, espero que conversemos mais.

Alfredo Oliveira

Renato Bacon 9 de Setembro de 2009 06:15  

Eliel, parabéns pela carta-desabafo. Ela condiz com exatamente tudo o que eu penso.
Sou ex-evangélico, mas não um "desviado", porque optei por rumar pelo cristianismo livre de todo o sistema que se criou. Freqüento a Igreja Anglicana porque é a que mais me agrada e por ser aberta a várias idéias. Sou de família de pastores pentecostais, fiquei na Assembleia de Deus até meus 22 anos e muita coisa não entrava na minha cabeça. Me questionava "Por que a igreja não prega o amor ao próximo?" "por que gostam de controlar a vida particular das pessoas?" "Por que toleram alguns pecados e aceitam outros?" "Por que quem fornica é mais pecador que quem nega fazer o bem a alguém?". Essa série de questionamentos me fez sair da igreja evangélica, ali não era mais lugar para mim. Não, eu não queria "curtir o mundão".. eu queria era seguir as palavras de Jesus e vi que ali seria difícil fazer isso. Me doar por completo na caridade.. ter a epístola de S. Thiago como um guia da vida cristã, onde diz que a religião pura e simples é amar a Deus, em Jesus, e praticar a caridade. Ainda sim, nutria meu respeito pela Assembleia de Deus.. tanto por ter sido minha casa na infância, quanto por não se deixar influenciar pela barganha divina. Mas até que um dia eu vi o Sillas me chamando de trouxa pelo simples fato d'eu não querer NADA em troca de Deus. E quando eu digo que não quero NADA, sou sincero.. Se ele não quiser me dar a vida eterna, ainda assim aceito, pois como real servo de Deus, sou sujeito a todas as suas vontades. E ainda assim, insisto em praticar o amor que Jesus tanto falou. Eu sabia que apareceria uma tropa de choque em defesa do pastor Malafaia aqui. normal... O que se pode fazer? dizer "orar por eles" é normal demais, não cola... por isso eu digo: Ser quer ser feliz, pratique o amor. Dinheiro é o de menos nessa vida passageira.. praticar a caridade é uma sensação maravilhosa para a alma.

Bruno 9 de Setembro de 2009 07:08  

Infelizmente assisto em silencio minha família ser enganada por esse cara.

Confesso que ele é bom, eu as vezes me pego assistindo ele na TV e concordando com algumas coisas que ele fala, ele sabe argumentar, tem a "lábia".

Mas tudo o que ele fala vai por água abaixo, quando o V.T. do "Cachorrinho Pidão" começa.

Meus pais doam lá seus dinheiros pra ele, o engraçado é que eles recebem uma revistinha e milhares de biblias, e alguns avisos do tipo "Seu nível de doação te dá direito a 5% de desconto em tal produto". Uau, 5% de desconto! Te dou R$1000,00 e ganho incriveis 5% de descontos nos maravilhos produtos do Silas.

Eu não gosto de interferir na vida religiosa deles (meus pais), eles trabalham, eles ganham, eles gastam. Eu não tenho nada a ver, mas é muito incomodo assistir pessoas tão próximas serem cegamente enganadas e continuarem achando que fazem o certo.

Vou usar o seu texto como um argumento para começar uma discussão que quero iniciar a muito, muito tempo.

Parabéns pelo blog, Eliel! Excelente material.

MARCOS PINTO 8 de Setembro de 2009 08:06  

Parabéns pela carta. A satânica Teologia da Prosperidade tem destruído tudo! Que Deus o ilumine e que outros ao lerem esta carta entendam realmente que vivemos pela graça de um Deus SOBERANO.(02)

Pr. João Arantes Costa 9 de Setembro de 2009 12:22  

Eliel Vieira,

Acabei de ler a sua carta ao Pr. Silas Malafaia e agradeci a Deus por sua coragem e clareza na interpretação da postura satânica do referido pastor por nome Malafaia.
Tenho acompanhado a vida desse homem na TV, mas nunca tive a disposição que você teve. Pode crer que foi Deus quem levantou você, entre nós, para resistir a teologia satânica de Malafaia. Não sei quem você é. Gostaria de conhecê-lo. Eu sou pastor evangélico há 53 anos. Moro em São José dos Campos, sempre no pastoreio das almas. Graças a Deus que não estou sozinho nessa luta contra a Teologia facial da prosperidade e da saúde. Sou professor de Teologia Sistemática e Ministério Pastoral do CETEVAP (Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba).

Estou orando pelo irmão,


Pr. João Arantes Costa
E-mail: pr.jac@terra.com.br

Elísio 9 de Setembro de 2009 13:24  

Mt 5:11,12
11Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós
Mc 9:38-41
38Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco.
39Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim.
40Pois quem não é contra nós é por nós.
41Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Apenas direi algo o unico reinado que subdivide e o de satanas. Assim que me converti aprendi algo mto dito no mundo evangelico que seria +- assim Deus trabalha 24 horas para nos Abencoar e infelizmente existem outro(s) que trabalham as mesmas 24 horas para te destruir e destruir a obra de DEUS.

Infelizmente venho me decepicionando com atitudes de irmaos com suas condutas,Quem nunca errou atire a primeira pedra,acho q alguns esquecem disto,(Ef 4:2;Cl3:13-15) suportai-vos uns aos outros,(Mt5:44 )ame o seu inimigo e ore por ele etc,
todos este escritos estao na BIBLIA, se eu abrir a minha BIBLIA eu encontro todos este versiculos, de exortacao ao amor e respeito com proximo, lembrem-se que cada um dara conta do eu proprio pecado, e que o Julgamento vira de DEUSSS e nao do Homem, veja oq diz a Biblia a respeito de julgar o seu proximo(Mt7:1-3; Lc6:37; Jo08:15,16; 12:47) Com o mesmo peso seras julgados,

Todas estas passagens entre outras eu encontro na Biblia, estranho!!! sera que minha biblia veio com linhas a mais ou a dos irmaos nao tem ou foram arrancadas?

Prs obreiros ungidos oq Davi fez qdo teve Saul em suas maos ?
Deixem que Deus venha julgar os atos de Seus ungidos e servos. Exitem coisas mto piores acontecendo dentro e fora das igrejas e ninguem comenta ou da importancia, um exemplo e fazer regressao, pedofilia, assedios,fornicacoes, homosexualidade...Entao me aparece um Pr falando de dinheiro ai vira esta perseguicao de ataques e ofensas, seria o Dinheiro ou como Dizem mamom melhor do que a integridade de uma pessoa a banalizacao da Palavra de Deus o Desrespeito a originalidade da criacao, a liberalidade esta avancando cada dia que passa e ninguem se levanta contra isso.
Aquem Deus criou? Por quem Deus entregou seu filho? foi para esta profanaria? para q vivessemos em pe de guerra uns com os outros um querendo derrubar o ministerio do outro denegrindo a imagem do outro irmao? Se foi este o objetivo de Deus parabens estamos no caminho certo!!! Mas Gracas a Deus como sabemos que nao foi para esta finalidade o Sacrificio e nosso resgate entao ponhamos fim a estes tipos de Debate que nao Edifica ninguem e sim DESTROI, Lembrem-se o "diabo veio p destruir tambem " (principalmente)

Expor opniao eh uma coisa agora armar uma rebeliao eh outra, quero parabenizar a todos por suas expressoes, e ao mesmo tempo deixar aqui a minha indignacao para Alguns q nao souberam usar de sabedoria de nao se deixar inflamar e se levar pela ondas.

Obrigado a Todos e que DEUS todo Poderoso vos ABENCOE

Andrea 9 de Setembro de 2009 14:43  

O único comentário que tenho a fazer a respeito da carta, é:

ASSINO EMBAIXO!

Kleber Pessoa 9 de Setembro de 2009 20:55  

ASSINO EMBAIXO [2]

Andrehnt 9 de Setembro de 2009 21:36  

No passado sempre fui um que defendia o Pr. Silas pq o conteúdo das suas mensagens eram bem interessantes.
Já algum tempo que não tenho sentido "graça" nas ministrações, mas confesso que fiquei de cara com o que foi apresentado nos últimos programas.
Fiquei de cara quando foi falado da "numerologia gospel" e do valor a ser "doado" e ganharíamos uma bíblia que custa R$80,00.
Por um momento não acreditei no que vi e ouvi.
Questionei comigo mesmo qual seria o teor de Deus nisto.
Enfim, o que posso dizer é que tenho estado muito decepcionado com isto e muito mais que tem aparecido por aí.
Só lamento o rumo que as coisas estão tomando no meio cristão.
O que me faz crer que estamos vivendo os últimos dias.

abraço;

nevesnet 9 de Setembro de 2009 23:21  

Que o Senhor tenha misericórdia da alma do Pr. Silas Malafaia.

O meu Espírito ja não estava testificando o que o Pr. Silas Malafaia pregava.

nevesnet 10 de Setembro de 2009 06:32  

Mas saiba, que ele nao estar sozinho, nesta heresia. Ele esta levando muitos com ele. Parece que estou vendo como se fosse o Catolecismo, onde o que se fala tudo aceita, ERRAM POR NAO CONHECER AS ESCRITURAS, e a Igreja Internacional da Graça de Deus também vai pelo mesmo caminho.

Vamos alertar a nação, para que não se corrompam,
APOCALIPSE 18:4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

EDUARDO 10 de Setembro de 2009 07:31  

MEUS AMADOS!!!

A PAZ DO SENHOR A TODOS!!!

NO LIVRO DE PROVÉRBIOS, CAP 17, VERS 14, DIZ: O COMEÇO DE UMA BRIGA É COMO A PRIMEIRA RACHADURA NUMA REPRESA: É BOM PARAR ANTES QUE A COISA PIORE.

NÃO ESTOU EU DEFENDENDO AS PRATICAS DO PASTOR SILAS EM TENTAR ARRECADAR O MAXIMO DE DINHEIRO POSSIVEL, CHANTAGEANDO O POVO EM DAR MUITAS VEZES AQUILO QUE NAO TEM, PROMETENDO ALGO QUE A MEU VER, NÃO EXISTE E NUNCA EXISTIU NA BIBLIA QUE É: BENÇÃO DOBRADA FINANCEIRA!!!

UM ABRAÇOS A TODOS

EDUARDO

Bfribeiro 10 de Setembro de 2009 08:03  

TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO E DIFERENCIAR A IGREJA DE JESUS CRISTO E AS IGREJAS EVANGÉLICAS...

EXISTE UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE ENTRE ELAS.

IGREJA EVANGÉLICA TEM MUITAS POR AÍ, EM CADA ESQUINA SE ENCONTRA UMA, CADA UM DEFEDENDO OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.

A IGREJA DE JESUS CRISTO É APENAS UMA. E ONDE ESTÁ ELA???

EU SEI..

EM NÓS, NA LIBERDADE QUE TEMOS DE NÃO FICAR DENTRO DE UMA "GAIOLA" COMENDO SOMENTE COMIDA ESTRAGADA.

DEVEMOS SIM SER MANIPULADOS PELO ESPIRITO SANTO, E NÃO POR HOMENS.

DEVEMOS NOS MANIFESTAR CONTRA ESTÁ PRÁTICA DETURPAREM OS ENSINAMENTOS DA IGREJA DE JESUS CRISTO NAS IGREJAS EVANGÉLICAS.


ABÇ...

nevesnet 10 de Setembro de 2009 09:21  

A IGREJA DO SENHOR É:

Apocalipse 12:17

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.


A QUE GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO:

Eber S. 10 de Setembro de 2009 20:49  

Queridinha Pammy, deveria juntar os 900R$ e fazer um um curso que te ensinasse a falar corretamente o português, depois quem sabe você não compra um apartamento quadriplex no cêu?(é uma boa e fica a dica, principalmente a quem a insiste tanto em defender o pastor Mala sem alça.)

João Dias 11 de Setembro de 2009 07:59  

Parabéns Elihel, poucos homens de Deus hj em dia tem essa coragem de falar na cara desses pastores q infelizmente estão apacentando apenas para si mesmos. Espero que Deus possa abrir a visão desses homens, antes que venha o dia de prestar contas, e esse dia está BEM PRÓXIMO!

Aline Braga 11 de Setembro de 2009 09:10  

Parabéns Eliel!
Qtos queriam fazer o que vc fez, mas tem medo desses supostos "profetas" que vivem ameaçando os crentes de serem amaldiçoados caso se levantem contra esses tais. Mais uma vez - Parabéns!

Vou narrar uma história de um amigo nosso e teu irmão tb. :)
Isso não está na Bíblia e nem Jesus falou isso. Mas pense na narração, será?

Diz ele, que qdo chegarmos no céu, teremos surpresas e uma delas será a "salinha". Imagina essa cena: Esses pregadores televisivos ou não, chegando no céu e o anjo os recebe: - Bem vindo. O "profeta" sem dar muita confiança para que o anjo diz, fala em voz alta e arrogante, quero ver o meu Salvador. O anjo imediatamente diz: - Até poderia, mas terá que aguardar naquela salinha ali.
O "profeta" pergunta: por quê?
O anjo sem mais delongas responde:
- A salinha serve para aqueles que um dia induziram o povo a ofertar grandes quatias em $ com uma falsa promessa de prosperidade, das quais o teu Salvador, nunca disse que seria assim. E mais, tem aquelas jovens que engravidaram solteiras, jovens que se desviaram da igreja por um breve momento, homens que estavam em um boteco ou bar tomando um baré e chegou a noticia na igreja que ele estava bebendo, pessoas injustamente excluídas da igreja terrena. Caso essas pessoas não cheguem aqui para conhecer o Salvador, vc tb não entra. Mas não se preocupe, tem bastante companhia lá na salinha, vc não ficará sozinho.

Bjos, fique com Deus!

Lucas 11 de Setembro de 2009 11:08  

Mano, muito bom seu texto. Publiquei um semelhante no meu blog. Se puder, leia-o também. Vamos nos conectar!
Abraço.

Veja o texto em www.lucassouza.wordpress.com

alpha 12 de Setembro de 2009 16:32  

É amado irmão!
Vou completar 10 anos de ministério numa igreja que mal pode ajudar o pastor no básico! Quando vejo os ministérios gloriosos, me pergunto o que estou fazendo de errado! Fui empresário bem sucedido. Administrei uma empresa com 4500 alunos. Usei muito Marketing para repor a evasão de alunos, natural todos os anos, mas não consigo usar essa técnica na igreja!!! Devo me esforçar e usar um pouco desse
É bom ler e meditar nos dois lados em pauta para tirar uma lição para a nossa chamada ministerial.
Até que ponto pode-se obter uma interpretação distorcida do texto:
1Tm 6. 3 Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
5 contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.
6 ¶ Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Convém analisar outras versões, usar Hermenêutica, Exegese para estar conscientes do que estamos vivenciando em nossa pós-modernidade! As indulgências estão voltando?
Todavia, o que está faltando entre as nossas instituições? Os que dão apoio, atenção e visitas às grandes igrejas, cuja "Cooperação" quase mantém uma folha de pagamento dos Planos.... das Juntas... Etc.; enquanto que as pequenas igrejas "Urbanas", mal podem manter suas contas de água, luz, telefone e zeladoria, sem que as grandes (co-irmãs) ao menos tomem conhecimento de sua existência?
Será que os ministérios independentes não estão evoluindo em face à não cooperação dos que se dividem e ainda criticam àqueles? Atos 2.44

Um pastor de comunidade

alpha 12 de Setembro de 2009 16:33  

É amado irmão!
Vou completar 10 anos de ministério numa igreja que mal pode ajudar o pastor no básico! Quando vejo os ministérios gloriosos, me pergunto o que estou fazendo de errado! Fui empresário bem sucedido. Administrei uma empresa com 4500 alunos. Usei muito Marketing para repor a evasão de alunos, natural todos os anos, mas não consigo usar essa técnica na igreja!!! Devo me esforçar e usar um pouco desse
É bom ler e meditar nos dois lados em pauta para tirar uma lição para a nossa chamada ministerial.
Até que ponto pode-se obter uma interpretação distorcida do texto:
1Tm 6. 3 Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
5 contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.
6 ¶ Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Convém analisar outras versões, usar Hermenêutica, Exegese para estar conscientes do que estamos vivenciando em nossa pós-modernidade! As indulgências estão voltando?
Todavia, o que está faltando entre as nossas instituições? Os que dão apoio, atenção e visitas às grandes igrejas, cuja "Cooperação" quase mantém uma folha de pagamento dos Planos.... das Juntas... Etc.; enquanto que as pequenas igrejas "Urbanas", mal podem manter suas contas de água, luz, telefone e zeladoria, sem que as grandes (co-irmãs) ao menos tomem conhecimento de sua existência?
Será que os ministérios independentes não estão evoluindo em face à não cooperação dos que se dividem e ainda criticam àqueles? Atos 2.44

Um pastor de comunidade

Silas 13 de Setembro de 2009 12:17  

Macedo, Soares, Malafaia, Gregório, Linhares, Valdomiro, etc são farinha do mesmo saco. Arrancam dinheiro dos pobres no Brasil pra sustentar suas megalomanias. Soberbos, nunca estenderão a mão ao necessitado. Parabéns Eliel, decemos refletir assim. Quem deve ter autoridade sobre os que se chamam evangélicos é a Palavra lida, estudada e entendida. Os que assim fazem, não engolem qualquer coisa. Abcs

Kadu Ayers 13 de Setembro de 2009 22:00  

Gostei da carta !!! Estou totalmente de acordo !!!

Não aguento mais essa Teologia da Prosperidade !!!!

Dá náuseas !!! Está aí um ponto que eu sabia, lia e relia, mas nunca levei em conta,a passagem de Cristo no deserto e satanás oferecendo a ele as riquezas e reinos do mundo !!!!


Mto bom !!!!

sapo 15 de Setembro de 2009 04:47  

EU SOU DAQUELE TIPO DE TOLERÂNCIA ZEROOO!!!!!ESSE CARA TEM QUE DESMANCHAR O PICADEIRO DELE E VOLTAR ÀS PRAÇAS E REALMENTE PREGAR O EVANGÉLIO DE JESUS CRISTO!!!CASO CONTRARIO...SER EXTERMINADO DE NOSSO PAÍS ,PLANETA OU ATÉ MESMO DO UNIVERSSO!!!!!!!

Hudson 15 de Setembro de 2009 06:30  

Parabéns Eliel!
Excelente texto.

Viviane 15 de Setembro de 2009 19:00  

É bom ver que no meio dessa baderna espiritual que rola não apenas no nosso país, mas tb no mundo , tem mentes pensantes que saem do anonimato para protestar. Meu coração quer gritar as vezes, mas vejo que nao faço nada. Essa sua atitude de escrever e expor sua opinião é um exemplo. Temos q orar pelo Brasil e por essa galera que tem a comunicação de massa nas mãos. Deus é capaz de mudar esse quadro, pq pra Ele nada é impossível.

Viviane Ferreira

Guto 16 de Setembro de 2009 04:57  

Muito bem escrita a 'carta da indignação'. Precisamos mais ainda do que oração pelo Brasil e pelas pessoas que, ao redor do mundo, levam a Palavra, um discernimento muito grande em nossas igrejas e na cabeça de nossos líderes. Quem cria esses 'pastores' são as igrejas ao ordená-los; quem os mantém com essas ideias, são pessoas que são batizadas sem nenhum sinal de conversão, simplesmente porque igrejas e pastores, ou líderes, querem ver o crescimento numérico de sua membresia, mas não querem pessoas lavadas e remidas pelo sangue de Jesus; não querem verdadeiros adoradores querem pessoas com 'talento', dinheiro, para manterem seus sonhos , muitas vezes megalomaníacos, de posses materiais. Precisamos enxergar que o mundo precisa ver Jesus em nossas vidas, seja no trabalho, em casa, no colégio, faculdade etc, as pessoas tem que ver Cristo em nossas faces, pois só refletindo a luz de CRISTO poderemos transformar este país, este mundo. Usando um pouco da sua indignação, irmão Eliel, quem era um Zé Ruela antes de conhecer a Jesus, tem que se tornar uma nova criatura, não o mesmo Zè Ruela que era... e por aí vai... quando comprarmos, temos que pagar... tomar emprestado... devolver...errar... consertar. Ao orarmos, peçamos a DEUS que sonde nossas vidas, para que também não sejamos 'marias-vão-com - as - outras, tenhamos Fé, Convicção e Santidade, sem a qual, NINGUÈM verá a DEUS, seja pobre, rico, preto,branco,amarelo,vermelho, pastores ou membros de igreja.

Lysts29 16 de Setembro de 2009 06:13  

O meio cristão está repleto de mercadores e aliciadores que, de forma interesseira, vêm prometendo boa vida ao povo, que se assemelham aos falsos profetas de todos os tempos.
Mas afinal, porque por mais que pareca provas que mostram quão levianos são estes Pastores, as pessoas não acreditam? Jesus disse tristemente: ” Na verdade vos digo que ME buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Não O buscavam por nenhum motivo digno; mas como foram alimentados com pães, esperavam receber ainda bênçãos temporais unindo-se a Ele. O Senhor lhe ordenou: ” Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna”.
hj as pessoas não querem um CRISTO simples e profundo. Elas preferem um Cristo de riquezas e maravilhas, de sinais e de fácil NEGOCIAÇÃO. Não vai adiantar provas e mais provas, pois, simplesmente elas optaram em ser enganadas. Como os fariseus , judeus , eles optaram por não aceitar um MESSIAS humilde. É nada de novo.
Gostei muito do artigo.

Brando 17 de Setembro de 2009 20:05  

Concordo totalmente. A coisa tá feia e a postura do Silas é terrivel, com graves consequencias devido sua grande influencia junto a "massa". Acho que vc, por muitas vezes, foi demasiado ácido. Por outro lado, quem conhece o Pr Silas sabe que ele, em seu lugar, provavelmente teria pego mais pesado.
Creio que devamos alertar as pessoas sim. Creio que todo aquele que se diz cristao, discipulo de Cristo, filho de Deus deva se indignar contra esses falsos ensinamentos, afinal de contas, somo um corpo ou nao?
Por fim, deixo uma mensagem do pastor John Piper contra essa teologia demoniaca para aqueles que ainda nao conhecem.
http://www.youtube.com/watch?v=zdvXqO7aBBo
Paz!

by Cheyna 19 de Setembro de 2009 08:04  

Irmão, infelizmente o amor de muitos está se esfriando! Todos os cristão deveríam ler a carta que foi escrita para a Igreja de Laodicéia, no livro de Apocalipse 2: "tenho poré, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor (...) arrepende-te, lembre e volte a praticar as primeiras obras". Que Deus faça justiça aos que estão vendendo o Reino e se esquecendo de viver o Reino!

Vanderlei 20 de Setembro de 2009 08:05  

Caro Eliel, quando a Mala-Faia é preciso enchê-la. Isso é o resultado da valorização do carisma e não do caráter. Parabéns pela coragem. Um abraço, V.M

Rui Elizeu 21 de Setembro de 2009 18:36  

O verdadeiro profeta é aquele que denuncia o óbvio.
O atual panorama evangélico lembra aquela fábula do rei nú.
Líderes, pastores vêem o que acontece, ficam quietinhos e, ainda aplaudem!
Parabéns, mano, pela carta e pelo blog.

Rui Elizeu

O Pregador 23 de Setembro de 2009 10:20  

Boa Tarde Eliel
Rapaz quanta paulada da galera, mas será que os do contra não perceberam que o Malafeita já esta se desviando do objetivo real do evangelho faz tempo, e que tudo o que ele pregava antes, hoje é contradição.

E nos ultimos dias apareceram homens dissolutos, amantes de si mesmo..sei lá ...será ?



E religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tg 1:27

Como diz Malafaia...o resto é balela.

tenha um bom dia na paz de Cristo
Gladson

georgedouglas 26 de Setembro de 2009 05:23  

Vrios homens na Biblia trocaram os planos de |Deus por beneficios terrrestres, devemos orar para que ele não continue essa trajetoria. 11 dias viajando sao suficientes para sabermos o que estamos querendo.O verso para permanecer é Joao 15-10. Que Deus continue te abençoando Eli.

Clicia 4 de Outubro de 2009 18:30  

Olá Eliel, é a 1ª vez que entro no seu blog ao consultar artigos sobre evolucionismo,que por sinal excelente,ao ler esta carta analiseia-a e revi os videos apresentados, uma prova que sua opinião está embasada em fatos, e em relatos biblicos.
Enfim, acompanho as opiniões do Silas desde sua participação nos debates da Melodia e elas diferem da posição atual.Defendia o evangelho sem falar tanto sobre dinheiro.
Venho me entristecendo com esta posição do Silas, pois convivo com pessoas de todas as religiões e ateus também, e a visão do evangelho é de que as pessoas buscam a Deus pelo simples fato de obter algo, de ascender socialmente. Encaram o evangelho como escape de um mundo que até então não lhe ofereceu nada de bom, e quando falo que escolhi servir a Deus pelo simples fato de ama-lo e acreditar que Ele é DEus e Senhor, e que consigo encarar a biblia como fonte de estudo e não somente como busca de palavra de conforto e de bençãos , eles até acreditam, mas qdo eles ligam a TV e ouvem essas promessas de prosperidade desacreditam do evangelho, como pode tanta miséria, fome, pobreza, corrupção e as pessoas interessadas em prosperar?

As pessoas esquecem de Mateus 6:33 "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas".
A biblia não nega benção, mas não a prioriza. O evangelho é salvação de almas, acho que . , muitas pessoas veem no pr. silas um referencial, ele poderia usar o dom dele para pregações de salvação, até porque está em rede nacional, seria uma oportunidade de mostrar também a realidade brasileira.
Acredito que vivemos em um momento de influências neo-pentencostais, que a prosperidade é um meio de "salvação" de almas, ou de membros para arrecadar dizimos, infelizmente é o que acontece,e que muitos pastores quando assumem responsabilidades nacionais se assustam e muitos são influênciados, ou não veem alternativas para manterem seus postos. Devemos orar por eles, para que algumas passagens da biblia voltem a memória desses irmãos, pois quantos profetas não anunciaram a biblia por meios primitivos, aliás passaram por varios "países" sem precisar pedir dinheiro, a FÉ deve ser posta em prática, a biblia fala que o justo viverá da fé ( hb 10:38).
Enfim, as pessoas com o passar do tempo vão perceber que este meio de pregação não é verdadeiro, quando não forem recompensadas coforme prometido, então como aconteceu na história da Record, vão desacreditar do Reino de Deus, é ai que está o perigo, se já está dificil pregar o evangelho que dirá com tantas incertezaS? Que Deus tenha misericordia e levante homens como vc e conscientize outros para que o nome Dele seja anunciado de maneira correta, não estou fazendo uma mera critica, estou expondo minha visão, opinião e principalmente minha preocupação com a responsabilidade que nos foi outorgada: Buscar o reino de DEus e a sua justiça.

ops: as pessoas "descontroem" dogmas, doutrinas de décadas passadas e criticam-as dizendo que são antiquada e que impedem a evolução cristã e que estamos em pleno século XXI, e paradoxalmente "constroem" outras como a prosperidade ser consequência da salvação,dizem ser uma doutrina moderna que é tão antiquada quanto as criticadas, Lutero já criticava as indugências na igreja católica, hoje vivemos algo parecido, antes era o perdão dos pecados mediante pagamentos, hoje nas igrejas evangelicas paga-se para quem sabe ser próspero, porque se não há prosperidade há pobreza, e ser pobre é ser infeliz, e o cristão deve ser feliz nesse padrão de vida. EU SOU POBRE, FELIZ E PRINCIPALMENTE SIRVO A DEUS, ATÉ PORQUE AO SERVI-LO, DAR O DIZIMO, NÃO ESPERO QUE MUDE MINHA SITUAÇÃO FINANCEIRA, ESPERO APENAS PRATICAR O QUE LEIO E ACREDITO E AMO FAZER: LER A BIBLIA.

permanecei 8 de Outubro de 2009 21:11  

Segundo Mark Driscoll...

http://www.youtube.com/watch?v=cYhA5dK2xGs

Deus abençoe a todos

Jenifer 10 de Outubro de 2009 10:52  

Sinceramente, Eliel, você disse tudo o que pensamos e não temos coragem de dizer.
Muitos falaram sobre 'falar mal de pastor', mas eu não vejo desse modo.
Caso contrário, DEUS não usaria seus profetas no passado com tanta autoridade, afim de chamar a atenção do seu ungido, e até mesmo de alertar ao povo contra as práticas erradas.
Tenho a absoluta certeza, de que se essa carta fosse somente entregue ao pastor Silas, ele apenas a excluiria, sem mais atenção. No máximo à responderia, com qualquer desculpa.
Tudo o que está escrito na carta, com exageros ou não, é real. Pessoas acham que podem comprar sua salvação; acham que suas bênçãos dependem da quantia que doam. E isso não existe!
Creio num DEUS de amor, que ensina que o dízimo é obrigação, e que as ofertas dadas tem que ser SEGUNDO O QUE PROPUSER O NOSSO CORAÇÃO!
Acho sim, que o pastor Silas é um ungido do SENHOR, assim como tantos outros. Mas acredito mais ainda, que é necessário que mudem essa forma de pensar e pregar. Teologia da prosperidade... dá até asco de pensar. JESUS disse que no mundo teremos aflições, e não muitas riquezas, luxos e bênçãos materiais.
Até porque, um pré-requisito para ser discípulo de JESUS era deixar tudo o que tinha.
Temos que nos centrar no que realmente importa, que é pregar a VERDADE, o ÚNICO CAMINHO que nos leva à SALVAÇÃO, que é JESUS CRISTO! E o sacrifício DELE por nós não tem preço!!!!
Esquecemos quase sempre, que a Igreja somos Nós!!! Nós somos a noiva de CRISTO!
Temos que cuidar uns dos outros, e zelar pelas almas, amá-las mesmo!! Porque os lindos e ricos templos feitos por mãos humanas vão ficar aqui quando JESUS voltar para nos buscar!!
DEUS naum habita em templos feitos por mãos!! ELE habita em nós!

Por tudo isso, Eliel, entendo a sua atitude, e espero, de verdade, que tenha tido efeito. Que o ESPÍRITO SANTO tenha incomodado o pr. Silas, e todos os outros pastores que usam da mesma prática.

Um abraço, Jenifer Mascarenhas.

Oziel 15 de Outubro de 2009 18:03  

A carta está excelente, respeito muito o Pastor Silas, na televisão ele fala muitas verdades (homossexualismo). Até comecei a contribuir com o programa, no entanto, no final de 2008, Silas disse claramente em seu programa que todos deveriam comemorar o natal, seu programa estava todo efeitado, coma arvinhas e tudo, foi a gota d'água para imediatamento de contribuir. Quem lê a Bíblia sabe muito bem que Cristo não nasceu em dezembro. Tem idolatria nessa data, comércio e só isso.

Meus parabéns pela posição.


Oziel Martins Araújo
Assembléia de Deus
Baixo Guandu/ES

edsonoliveira 19 de Outubro de 2009 09:45  

muito interessante a sua carta, precisamos cada vez mais de cristaos como voce com coragem para escrever coisas que esses abutres precisam ler. muitos lobos conseguiram colocar nas pessoas o pensamento de que obras sociais sao responsabilidade somente do estado.pois este nao prega o evangelho, que e missao somente da igreja.com isso conseguiram fazer com que muitos cristaos nao fizessem caridade,ficando seus recursos somente para serem doados nas igrejas, isso explica porque temos igrejas e lobos milionarios e muitas gente padecendo necessidades. o dinheiro que poderia ajudar milhoes esta enriquecendo alguns poucos.

Sidney Rosa 19 de Outubro de 2009 12:08  

Aos defensores do Sr. Silas Malafaia: Somente uma pergunta, que não cala em meu coração: O sr. Silas Malafaia pode criticar tantos e quantos bem entender não é? Ele só não pode ser criticado? Ele pode ser pedra, mas não pode ser telhado? Reflitam

Luciano Santos 28 de Outubro de 2009 04:53  

Prezado Eliel!

Parabéns pela sua carta, e pela sua atitude. Se todos os cristãos tivessem a postura de se dedicar a combater as heresias que tem sido apresentadas, viveriamos em um país muitos melhor e mais comprometido com Cristo.

Partilho contigo o seu ponto de vista e sua indignação! Confesso que nunca fui fã do Silas, mas já assisti a boas pregações dele. E sei que defendia um ponto de vista cristão. Agora já tenho a certeza que ele abandonou esses princípios...

Que Deus lhe conserve a vida por muitos anos e que você sempre tenha essa lucidez e ousadia ao escrever seus artigos. Que a graça e a paz de Deus e de Jesus Cristo estejam contigo.

Miss. wilmae Rev Oscar 16 de Novembro de 2009 13:54  

Fico feliz Eliel pela sua coragem. Deus o abençoe. Alguém com esta coragem tem de se levantar neste país para defender a fé genuina em Cristo. Chega de falsos profetas. Cehga de pedir dinheiro para os pobres que acreditam nbestas mentiras. Enquanto os pobres tiram do leite de seus filhos para contribuir, estes tais vivem viajando e pagando as contas de seus comparsas que viajam com ele. Olhe para esta corja que anda com ele e verás comos são pobrinhos que precisam de ofertas pára levá-los aos 4 cantos do planeta "divulgando a palavra" (de Deus?) Que paguem diante do trono pelas suas teologias,

Heitor Alves 16 de Novembro de 2009 15:23  

Excelente artigo! Sempre achei que esse Silas é apaixonado por dinheiro!

A Assembléia de Deus é uma igreja grande e suas condições financeiras é mais do que suficiente para sustentar seus "projetos" e programas de tv. Não precisa pedir dinheiro a outras pessoas!!!

Que a Assembléia de Deus pague suas contas, Silas, e não eu!!!!!!balt

Roninho Jhow 17 de Novembro de 2009 00:38  

Não vamos confundir Silas Malafaia com Assembleia de Deus.

O programa é dele, e não da igreja. E sobre ele, concordo com sua carta, até nem assisto mais tv depois que ele modificou a forma do programa.

Esses pastorezinhos com suas teologias da prosperidade, acho que perdem a noção e se esquecem pra onde vão os adoradores do dinheiro.

Deus tenha misericórdia deles, e dê sabedoria ao povo, para que percebam que estão sendo enganados por trouxas que chamam pessoas de trouxas.

Fica na paz!

beth neves 20 de Novembro de 2009 05:02  

QUE FEIO AGORA E VEZ DOS IRMAOS BATER BOCA,QUE VERGONHA....TEM TANTAS PESSOAS QUE NAO CONHECE A JESUS,ENQUANTO ISTO PERDEM TEMPO COM ESTAS COISAS...

Trindade 20 de Novembro de 2009 09:34  

Estamos vivendo o tempo em que as máscaras finalmente estão caindo. A última foi a do André Valadão. Outras cairão. Temos que nos preparar para ver quem verdadeiramente é ovelha de Jesus. Pois muitos lobos estão travestidos de ovelhas enganando até os escolhidos.

Behord. 25 de Novembro de 2009 13:20  

Prezado irmão Eliel Vieira.

Antes de mais delongas, gostaria de ser franco e dizer que o “prezado” na saudação inicial, assim como em sua carta dirigida ao Pastor Silas Malafaia, foi apenas um modo educado e feliz que encontrei para dirigir-me a sua pessoa, uma vez que após a desgastante leitura da mesma, não encontro em você, quaisquer resquícios de plausibilidade, no que se refere ao assunto proposto. Gostaria que não me interpretasse mal, mas vou seguir o conselho dado por você a irmã pamy, ou seja, não vou gastar meu tempo em um blog blasfêmo, a final de contas, eu poderia estar ajudando velhinhas a atravessar a rua, ou alimentando famintos; enfim, pretendo ser claro e objetivo.
Porem há algo que eu gostaria de lhe informar antes de dar prosseguimento a minha critica (lê-se, indignação), quando a irmã pamy referiu-se a um “blog de Deus”, na realidade ela tentou por um meio errôneo, expressar o obvio, ou seja, que seu blog não contribui para os propósitos do reino; muito pelo contrario, como o próprio nome sugere, mas que por infelicidade da circunstância, você equivocadamente não compreendeu, francamente, até meu irmão de seis anos que não é cristão e tão pouco cursa o nível superior, possui capacidade mental suficiente para compreender tal intenção, esta entre outras posturas por você adquiridas, corrobora o que expresso no primeiro parágrafo.
Sinto-me enojado, ao ver que a comunidade cristã, à qual pertenço, perde seu tempo alimentando tão imensurável “coisa” aqui presente, quando deveriam preocupar-se com o Ide.
Bem, concordo com você em alguns aspectos, no que se refere à Teologia de Mamom; Entretanto permita me expressar minha repulsa em relação as suas colocações calamitosas presentes na carta em questão, é lamentável que um “ser” que se diz agir em consonância com o seu real entendimento, expresse-se com tanta vulgaridade e torpeza ao referir-se a um irmão, que pecando ou não, não somos nós que julgaremos.

Behord. 25 de Novembro de 2009 13:21  

...continuaçao
Gostaria de deixar bastante claro, que não sou nenhum defensor dos “pobres e oprimidos”, sou apenas um jovem cristão de dezenove anos e estudante de engenharia que se incomoda com a imoral tentativa, de menosprezar pessoas menos instruídas, bem como agredir “verbalmente” aqueles que em nome de Jesus realizam grandes obras, cabe salientar conforme o caso, que pobre e oprimido o Pr. Silas Malafaia não é, o que se ainda este o fosse, não nos permitiria julgá-lo. Confeço que ao ler sua carta, fiquei um tanto quanto enternecido com aspectos levantados por você, toda aquela historia de crianças na África, fome, velhinhas bíblicas que doam com amor, realmente é comovente, o que o enquadra no sublime (lê-se, prosaico) campo dos “colunistas” sensacionalistas, o que me parece patético.
Creio que Deus ao ver essa situação, sente-se desconfortável (faz-se aqui uso “exagerado” do eufemismo), ao ver a discrepância que ocorre diariamente no meio evangélico. Pessoas como você, nobre colega, deveriam ser enjauladas, se é que me entende. Não consigo entender o que leva um jovem estudante de Comercio Exterior, a pensar: “Vou tentar destruir a vida de quem hoje?”, sim, pois é o que você esta tentando fazer, com o pretexto de simplesmente estar revoltado com a suposta postura equivocada do Pr. Silas.
Confesso-lhe que ao ler sua carta senti-me um pouco abatido, com a postura do Pr. Silas, mas foi lendo suas respostas aos comentários subseqüentes, que pude observar que sua real intenção é desmoralizar e destruir o Pr. Silas, e francamente, sabemos quem veio para matar roubar e destruir, enfim, leia o seguinte trecho: “Provavelmente Silas não vai responder minha carta (afinal, ele adora criticar, mas não aceita ser criticado), mas quanto mais pessoas lerem e comentarem, mais pressionado ele estará.” Seu objetivo fica claro para mim. Mas se você realmente crê estar preocupado com a ética e com os bons costumes no que se refere ao âmbito evangélico, essa é uma excelente oportunidade, para seguir e por em prática o exemplo de Samuel, este quando viu a imoralidade no templo, não saiu postando cartas em seu blog, tão pouco difamando as pessoas, todavia, orou incessantemente afim de que Deus mudasse a situação. Reflita;
Eu poderia enumerar uma serie de passagens e citações bíblicas, mas não adiantaria, pois Deus resiste ao orgulhoso, contudo gostaria de pedir-lhe perdão se me alterei em alguns aspectos, minha intenção foi apenas mostrar-lhe que todos estamos propensos a falhas, e que você gostando ou não o Pr. Silas Malafaia, vai continuar, (através de seu programa televisivo evangelístico, que dura o tempo necessário para setecentas crianças morrerem de fome no mundo.) ganhando vidas para Jesus, e você infelizmente continuará alheio a essa realidade, criticando e criticando... Mas não se preocupe, a misericórdia de Deus é boa e dura o tempo necessário para ser eterna.
Esta critica foi um desabafo. Pode ser que no decorrer da mesma, eu tenha adquirido uma postura um tanto grosseira, o que não me é própria, contudo fica a cargo de Deus decidir. Não sou o melhor dos cristãos, sou um grande pecador, mas hipócrita eu não sou, e creio que Deus prefira sinceridade a falsidade, e Ele sabe que me expressei sinceramente em cada palavra aqui exposta.

Jesus te ama =)

Amor e Paz, Júnior Behord.

Pr.Olivar 26 de Novembro de 2009 11:10  

Que paulada, heim meu irmão?! Mas, é isso aí mesmo. Quem dá a cara a tapa em enfrentar esses hereges, ainda sai levando nome de "intolerante", "fariseu", "fundamentalista", e sei lá mais o que.
Mas, não dá pra ficar quieto não. A coisa tá demais. Conte comigo se precisar. Espero que mais pessoas se levantem para acusar esses abusos e desmandos no meio evangélico brasileiro.

Pr.Olivar Alves Pereira

Trindade 26 de Novembro de 2009 10:18  

Meus Deus....!!!!! Como é que pode, tanta gente imatura em nosso meio e andam sempre com a Bíblia debaixo do braço, vão aos cultos e continuam crianças, sempre "bebendo leite".
Não é possivel uma coisa dessas!! Gente se levantando contra alguém que está combatendo os erros doutrinários e pecados de muitos???
Esse pessoal teria coragem de bater de frente contra Jesus e os seus apóstolos?
Dizer que nós estamos julgando o Mala - feia?? Não, aqui ninguém está julgando ninguém. Que interpretação descontrolada!!
Aqui está-se condenando os erros desse homem. Ele que se diz do nosso lado, tem que se comportar como tal. Quando o Judas andou na contra mão de Jesus e dos Apóstolos, ele foi retirado fora, sumariamente.
Precisamos também banir, para moralizar, o Corpo de Cristo, todos os que estão travestidos de ovelhas, mas que na realidade são lobos vorazes.

Muito indignado com tantos "bebês"...

Jackson Santos, pr.

Eliel Vieira 27 de Novembro de 2009 07:08  

Júnior,

Minha resposta aos seus comentários se encontra neste link: http://www.elielvieira.org/2009/11/resposta-junior-behord-sobre-minha.html

Abraço!

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP