Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

Desconstruindo

Este blog surgiu a cerca de dois anos (este texto foi escrito em Abril de 2009) e, desde que ele surgiu, tenho buscado encontrar um título que desse identidade ao blog e aos textos que nele fossem postados.

O primeiro título que coloquei foi “Eliel’s blog”, que não me agradou, por ser demais simplório e por não trazer uma identidade ao blog.

Posteriormente, batizei-o de “Soli Deo Gloriae”, expressão latina que significa “Apenas a Glória de Deus”, porém, este nome também não me agradou. Olhando pelo prisma cristão, sim, este blog é para a Glória de Deus, porém, como pode ser evidenciado na enquete no final na página deste blog, nem todos que visitam meu blog são cristãos. Pelo fato de escrever textos relacionados ao ateísmo, recebo muitas visitas de ateus e agnósticos, além de pessoas de outras religiões. O “Soli Deo Gloriae” espantava visitantes que possuiam algum pre-conceito em relação a Deus, ou à religiosidade. Coloquei este nome mais como um “tapa-buraco” provisório, até que pensasse em um nome adequado para batizar o blog.

A seguir fiz mais uma tentativa, como estava lendo muitos livros e artigos relacionados à Filosofia, mudei o nome do blog para “Phileo Sophia”, modo como o nome "Filosofia" é concebido em sua língua original, o grego. Meu blog, porém, nem sempre apresenta textos filosóficos. Escrevo sobre Teologia, sobre interpretações que tenho de passagens bíblicas, em alguns casos sobre política, me arrisco a fazer Poesia às vezes, etc. Enfim, o nome “Phileo Sophia” me limitava de alguma forma.

Hoje, quase dois anos após seu lançamento, meu blog tem um nome. Permita-me explicar como cheguei à concepção deste nome:

Correndo os olhos sobre os textos que produzi nos últimos dois anos, percebi que todos eles sempre tentaram desconstruir algo. Alguns (a grande maioria) tentaram desconstruir a hipocrisia religiosa presente na igreja evangélica; outros desconstruir a pretensão ateísta de apreensão da verdade; outros desconstruir padrões, posturas, meios, métodos, objetivos, fins, enfim, todos meus textos sempre buscaram desconstruir algum aspecto sobre aquilo sobre o qual eu estava escrevendo.

Percebi também, porém, que todos meus textos sempre tentaram construir algo. Paradoxalmente, meus textos sempre foram construtivos e desconstrutivos. Construtivos em alguns aspectos e desconstrutivos em outros. Esta é a principal característica dos textos deste blog.

Resolvi batizar este blog, portanto, de “DESCONSTRUINDO”, pois para crescer, precisamos sempre nos desconstruir.

A conjugação verbal de “DESCONSTRUINDO”, no gerúndio, aponta que o processo de desconstruir está em andamento (e sempre estará). “A felicidade não é um lugar a se chegar, mas uma estada a se seguir”, disse certa vez o pensador russo Fiodor Dostoievski. Tomo a liberdade de estender a conclusão de Dostoievski para outros objetivos que buscamos em vida: Perfeição, Vitória, Amor, Conhecimento... Nenhumas destas coisas são objetivos a se encontrar, mas estradas a se seguir. Caminhando. Desconstruindo...

Se você for cristão e estiver reclamando mentalmente do título deste blog, porque se deve dar preferência à construção – pois a Bíblia de fala que nos devemos buscar a “Edificação” – eu concordo com você. Mas só conseguiremos edificarmo-nos, desconstruindo-nos primeiro. Jesus também apresenta paradoxos sobre os objetivos a serem alcançados. Quem preservar sua vida a perderá, mas o que a perder sua vida por causa dEle a achará (Lc 9:24). Da mesma forma, aquele quiser ser maior no reino dos céus, deve desejar sempre ser o menor, humilde como as crianças (Mt 18).

O nome “DESCONSTRUINDO” também me deixa livre. Ao contrário de “Soli Deo Gloriae” que me limitava a escrever textos cristãos ou “Phileo Sophia” que me limitava à Filosofia, “DESCONSTRUINDO” me deixa livre para escrever sobre o que eu quiser: religião, filosofia, teologia, política, economia, cultura, esportes, filmes, CDs, livros, etc.

Deus não nos deu asas. Deu-nos o pensamento. Voamos nas asas do pensamento. (...) Assim, tudo aquilo que proíbe o vôo do pensamento é contrário ao nosso destino. A questão não é pensar certo ou errado Afinal, quem sabe o que é certo e o que é errado? A questão é simplesmente pensar. Sem pensamento livre a alma está engaiolada” (Rubem Alves em Dogmatismo & Tolerância)

E assim vamos... vivendo, pensando e desconstruindo.

Eliel Vieira
Abril de 2009

Creative Commons License
DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.


0 comentários:

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP