terça-feira, 28 de abril de 2009

Resenha: Cristianismo com a Cara do Brasil – Reinaldo Rocha

Sempre preferi os livros grandes aos pequenos. Gosto de ler um livro de 800 páginas ao longo de meses, lendo poucas páginas por semana e, paralelamente, um livro menor, de 300 a 400 páginas sempre fica na minha mochila.

Mas livros pequenos e fininhos nunca chamaram minha atenção. Por puro preconceito, sempre achei que livros que não atingem X páginas não são completos, ou, se são, o tema ali abordado é demais supérfluo por se encerrar em tão poucas páginas.

Cristianismo com a Cara do Brasil é fininho, 103 páginas incluindo a Bibliografia, Notas, Glossário e Sumário. Este livro, porém, cativou minha atenção logo de cara quando o vi. Uma capa muito bonita e colorida com as cores vivas de nossa bandeira. Peguei-o da prateleira e vi, na parte detrás do livro, uma mensagem de Ricardo Gondim, pastor que admiro muito, endossando o conteúdo escrito. Os motivos foram suficientes para me convencer. Decidi levar o livro.

Sempre me interessei em ler sobre aspectos culturais brasileiros e sempre me entristeci por ver a Igreja Evangélica idolatrando costumes e métodos americanos a despeito do nosso jeito tupiniquim de ser. As músicas de João Alexandre e do Grupo Logos são um oasis em meio ao deserto de falta de criatividade e amor cultural que a Igreja Evangélica possui. Porém, nunca tinha visto um livro que valorizasse a cultura nacional como Cristianismo com a Cara do Brasil.

O autor, Reinaldo Rocha, expõe suas preocupações acerca da pobre relação existente entre a fé cristã e a cultura brasileira. Uma pobreza que, segundo o autor, tem afastado vários de nossos conterrâneos do Evangelho por causa do preconceito.

Com um jeito simples e irreverente de escrever (ele escreveu de forma bem brasileira), o autor aponta possíveis soluções, tomando cuidado para suas sugestões não soarem como regras, afinal, o jeito brasileiro de ser exige a espontaneidade. O autor não perde de vista, a despeito de sua irreverência, a seriedade que o tema abordado demanda e não deixa nenhum de seus argumentos imune de citações bíblicas.

É um livro interessantíssimo que recomendo a todos cristãos brazucas. Garanto a você que este livro irá mudar seus conceitos.


Eliel Vieira
eliel@elielvieira.org

Creative Commons License
DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP