Resenha: Cristianismo com a Cara do Brasil – Reinaldo Rocha

Mas livros pequenos e fininhos nunca chamaram minha atenção. Por puro preconceito, sempre achei que livros que não atingem X páginas não são completos, ou, se são, o tema ali abordado é demais supérfluo por se encerrar em tão poucas páginas.
Cristianismo com a Cara do Brasil é fininho, 103 páginas incluindo a Bibliografia, Notas, Glossário e Sumário. Este livro, porém, cativou minha atenção logo de cara quando o vi. Uma capa muito bonita e colorida com as cores vivas de nossa bandeira. Peguei-o da prateleira e vi, na parte detrás do livro, uma mensagem de Ricardo Gondim, pastor que admiro muito, endossando o conteúdo escrito. Os motivos foram suficientes para me convencer. Decidi levar o livro.
Sempre me interessei em ler sobre aspectos culturais brasileiros e sempre me entristeci por ver a Igreja Evangélica idolatrando costumes e métodos americanos a despeito do nosso jeito tupiniquim de ser. As músicas de João Alexandre e do Grupo Logos são um oasis em meio ao deserto de falta de criatividade e amor cultural que a Igreja Evangélica possui. Porém, nunca tinha visto um livro que valorizasse a cultura nacional como Cristianismo com a Cara do Brasil.
O autor, Reinaldo Rocha, expõe suas preocupações acerca da pobre relação existente entre a fé cristã e a cultura brasileira. Uma pobreza que, segundo o autor, tem afastado vários de nossos conterrâneos do Evangelho por causa do preconceito.
Com um jeito simples e irreverente de escrever (ele escreveu de forma bem brasileira), o autor aponta possíveis soluções, tomando cuidado para suas sugestões não soarem como regras, afinal, o jeito brasileiro de ser exige a espontaneidade. O autor não perde de vista, a despeito de sua irreverência, a seriedade que o tema abordado demanda e não deixa nenhum de seus argumentos imune de citações bíblicas.
É um livro interessantíssimo que recomendo a todos cristãos brazucas. Garanto a você que este livro irá mudar seus conceitos.
Eliel Vieira
eliel@elielvieira.org

DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.
0 comentários:
Postar um comentário