sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As Desventuras de Malafaia

Primeiro vídeo produzido pelo blog DESCONSTRUINDO.



Divulguem!


Eliel Vieira
eliel@elielvieira.org

Creative Commons License
DESCONSTRUINDO por Eliel Vieira está licenciado sob Creative Commons Attribution.


20 comentários:

ALESSANDRO DE JESUS CASTRO 11 de setembro de 2009 07:04  
Esta postagem foi removida pelo autor.
Priscila 11 de setembro de 2009 13:02  

É facil pegar falas quebradas e montar algo assim!!!
Nao achei nennhuma contradiçao no que Silas Malafaia disse, pois enquanto ele tem um contexto na qual, criticar refere-se a análise, vc usa criticar como falar mal de algo ou alguem sem base para o mesmo.Logo aquilo que vc mesmo acusa o Pr. Silas, É Vc que esta comentendo o erro da qual o acusa! Querido, nao tenho nenhuma intençao de agredilo, apenas de expressar minha opnião e deixar uma pergunta no ar.
Um homem com o carater de Cristo faria algo como esse video? Com frases picadas, montando um contexto diferente do que empregava no seu original?
Bom, sei que esse comentario vai ter que ser aprovado! Sera que vc mostra-rá???? de qualquer forma Obrigada !!!

Eliel Vieira 11 de setembro de 2009 14:20  

Priscila,

Sua resposta virá. Apenas não tenho tempo para a escrevê-la agora. Mas responderei a você.

Abraço,

Eliel

Josemar Bessa 11 de setembro de 2009 19:22  

Priscila, se você não consegue ver a contradição nas palavras do Silas Malafaia - então não sei se você sabe o que quer dizer contradição - Poucas pessoas são mais contraditórias do que ele - Hora ele crítica com fúria o Terra Nova e o G12, por exemplo, só para logo depois - quando conveniente o abraçar e pregar junto - Não há defesa racional para tanta contradição.

Josemar Bessa 11 de setembro de 2009 19:25  

O que Cristo mais fez, Priscila, foi mostrar a contradição dos líderes religiosos da sua época. Será que Cristo tinha o caráter de Cristo que você exige????

naomordamaca 11 de setembro de 2009 20:14  

JESUS...
Na boa.... não acompanho e nem sei da vida do Malafaia mas, pelo q deu pra QUALQUER UM entender no video, foi q embora ele tenha usado a palavra "crítica", ele se refere a coisas distintas. Na primeira, qndo fala dos criticos, entendo q ele se refere a gente q fica apontando o dedo e tal. Na segunda, diz respeito a analisar.

E na boa, vamos fazer como Davi!!!!! Mesmo Saul tendo sido rejeitado, ele não "ousou por as mãos em um ungido do SENHOR". Vamos deixar o SENHOR cuidar dessas coisas. Se achamos q o cara está errado, nosso papel é no máximo orar por ele! Deixa q o SENHOR toma conta. Pra q divulgar tristemunhos???

Fogo amigo na igreja ninguem merece!

Abraço!

Eliel Vieira 12 de setembro de 2009 06:09  

Prezada Priscila,

Primeiramente, obrigada pelo seu comentário. Como você pode ver, eu não apenas publiquei seu comentário (eu sempre publico todos os comentários), mas vou responder a ela. As razões de ter destacado seu comentário são simples: você veio até mim com educação e, também, outros “defensores” do Malafaia deverão vir aqui com o mesmo argumento de que eu fui desonesto ao selecionar trechos de diferentes mensagens com o intuito de fazer o Silas se passar por contraditório, sendo assim, escrever uma resposta a este argumento – da desonestidade do meu vídeo – vai me economizar um bom tempo, caso outras pessoas venham aqui com o mesmo argumento.

Mas, vamos lá. Você começa dizendo que é “fácil pegar falas quebradas e montar algo assim”, porém, não foi isto o que eu fiz. Eu não peguei frases picadas e montei um vídeo. Eu peguei pregações completas, que estão disponíveis na net, ouvi-las inteiramente e apenas selecionei as partes que me ajudariam a apontar a contradição do Silas. E não as retirei de seu contexto, mesmo porque, o contexto destas pregações do Silas é indiferente ao seu ensinamento de que devemos, sempre, duvidar e criticar antes de determinar se acreditamos em algo. Se a pregação falasse sobre abacaxis ou sobre bananas, não importa! Silas claramente diz que devemos duvidar, criticar e então determinar se acreditamos ou não em qualquer idéia. E ele disse isto não apenas em uma mensagem, mas em duas (duas que eu conheço, talvez ele tenha dito em outras).

Outra coisa, todas as três mensagens do Silas que foram usadas na criação do vídeo “As Desventuras de Malafaia” eu já as tinha assistido antes na TV (por coincidência, afinal, eu não tenho estômago suficiente para assistir ao Silas todas as semanas). Foi por esta razão que eu facilmente percebi que o Silas contradisse a si mesmo quando ele desdenhou seus críticos. Eu já havia assistido às duas pregações anteriores que foram usadas (uma foi a resposta dele ao Caio Fábio e outra foi a resposta dele aos boatos de que ele seria maçom e que tinha aderido ao G12). E não apenas eu Priscila! Se você der uma passada nas comunidades do orkut relacionadas ao Silas, você verá que até mesmo os “seguidores” do Silas Malafaia perceberam que ele “atirou no próprio pé” quando disse que “o crítico é apenas um recalcado e invejoso” e que “quem critica não faz nada”, pois, dos pastores televisivos brasileiros, Silas é o mais crítico. Apenas uma breve (muito breve mesmo) pesquisa no youtube nos mostra:

- Silas criticando a Rede Globo;
- Silas criticando o Bispo Macedo e a Record;
- Silas criticando a Revista Veja;
- Silas criticando o Caio Fábio, chamando-o de “falido”, de “adultero” e de “desviado”;
- Silas criticando a Igreja Renascer;
- Silas criticando seus críticos, chamando-os de “filhos do Diabo”;
- Silas criticando a liderança da Assembléia de Deus;
- Silas criticando o G12;
- Silas criticando o reitor da PUC/RJ;

Viu Priscila? O Silas Malafaia é a ÙLTIMA pessoa no mundo que pode se achar no direito de não ser criticado, pois ele é um dos maiores críticos deste país. E eu não digo para ele parar. Não! Como ele disse nas duas pregações usadas na criação do meu vídeo, as pessoas, sim, devem duvidar e criticar qualquer coisa antes de determinar se qualquer coisa é verdadeira ou falsa.

E foi exatamente isto o que eu fiz em relação ao Silas. Eu pensei: será que o que o Silas está falando é verdade? Será que Jesus pediria 900 reais de oferta ao seu ministério e prometeria em troca uma “unção financeira especial” até dia primeiro de Janeiro de 2009 para quem doasse? Será que Jesus perderia tempo (e seu dinheiro) com um programa de TV que é assistido basicamente apenas por crentes e que, quase em sua metade se constitui apenas de petição de dinheiro?

(continua...)

Eliel Vieira 12 de setembro de 2009 06:10  

(continuação)

Eu duvidei, e fiz minha crítica. Minha crítica, Priscila, caso você não tenha lido, encontra-se nesta carta que eu enviei para o Malafaia. Carta que, diga-se de passagem, não recebeu nenhuma mensagem de resposta, nem mesmo um “oi idiota, recebemos sua carta e não vamos te responder”.

E não apenas eu analiso criticamente o Silas, Priscila. Faça uma tour pelos blogs cristãos na internet e você verá centenas de textos ou mensagens condenando as posturas de Silas Malafaia. Críticas, pensamentos críticos, análises bíblicas, enfim, exatamente aquilo que o Silas disse que nós devemos fazer antes de acreditar em algo. Nós ouvimos, pensamos, duvidamos, criticamos e determinamos nosso veredicto. O problema, Priscila, é que nosso veredicto não foi nada favorável ao Silas, e por isto ele ficou nervoso. Na opinião dele, ele pode criticar todo mundo, ele pode chamar as pessoas de trouxas e pode chamar seus críticos de “filhos do diabo”, porém, quando alguém o critica, ou ele se faz de coitadinho, ou joga tudo o que ele disse anteriormente na privada e diz que “quem critica não faz nada”.

E aqui Priscila, eu chego a um segundo ponto de sua mensagem que eu gostaria de comentar. Você disse que os termos “crítica” usados nas mensagens eram de significados diferentes. Nas primeiras pregações – onde Silas incentiva a crítica – esta “crítica” seria um sinônimo de análise; já no último comentário dele – onde Silas responde a seus críticos – a “critica” seria “falar mal”. Porém, isto não faz sentido. As próprias palavras de Silas testificam contra ele. Ele diz “quem critica não faz nada”. Ou seja, para ele os “críticos” são nada mais nada menos do que aqueles que criticam, que praticam a crítica.

E, também, eu estou plenamente convicto que não “falei mal” do Silas em momento algum. Eu falei a verdade! O Silas verdadeiramente chamou as pessoas que doam ofertas a Deus por amor (sem desejo de barganha) de trouxas, eu não inventei isto. O Silas verdadeiramente chamou seus críticos de “filhos do diabo”, eu não inventei isto. O Silas verdadeiramente trouxe um pregador herege dos EUA para pedir dinheiro apelando para uma numerologia gospel, eu não inventei isto. O Silas verdadeiramente incentivou a crítica e depois desdenhou seus críticos, eu não inventei isto. Portanto, eu não “falei mal” do Silas, eu falei a verdade. Eu estou analisando as práticas do Silas à luz do meu entendimento bíblico, não estou inventando nada.

A seguir você pergunta se “um homem com o caráter de Cristo faria algo como esse vídeo?”. Bem, se você se refere ao sarcasmo do vídeo, querendo assim dizer que as críticas cristãs devem ser sérias e desprovidas de humor, eu devo novamente discordar de você. Primeiro, porque Jesus era uma pessoa que respondia sarcasticamente aos seus críticos (ver este vídeo) e, segundo, pois o próprio Silas é sarcástico em suas críticas (veja, por exemplo, as piadinhas que ele faz quando vai criticar os pentecostais).

Portanto, Priscila, eu agradeço sua mensagem, especialmente porque você disse que não quis me agredir, apenas expor sua opinião. Porém, se você fizesse o mesmo em relação ao Silas, provavelmente ele não te responderia, afinal, Silas desdenha seus críticos. As opiniões dos críticos não interessam ao Silas, em suas próprias palavras.

Em certo sentido, Priscila, eu te invejo. Pois você criticou o que não gostou e recebeu uma reposta educada. Eu, no entanto, critiquei o que não gostei, mas não recebi resposta alguma, apenas desdenho.

Um abraço,

Eliel

Moyses Alexandre de Godoi 12 de setembro de 2009 06:33  

Shalom Adonai...

Estava "fuçando" em uns blogs e nem lembro mais como achei esse vídeo com o seu link, mas era outra pessoa quem indicava. Passei para fazer uma visita, e o parabenizo pelo trabalho aqui realizado. Quanto ao Malafaia, tenho acompanhado ele já há mais de dez anos, já foi uma referência para mim, e ainda hoje se encontro algum material antigo dele não penso duas vezes em adquirir, porém não é de hoje que foi detectada a dubiedade em suas palavras. Durante muitos anos afirmei veementemente que para mim o maior pregador do Brasil era o Malafaia.Sobre os vídeos originais; à Priscila e outros a quem possa interessar, os dele sem bigode eu já acompanhei muito pouco, mas perceba que se no vídeo bem humorado feito pelo nosso amigo Eliel, pareça que de posse dos originais não daria contexto para a montagem produzida, no entanto a vida cotidiana, prática cristã e mensagens pelo Malafaia pregadas dão conta do abismo enorme de contradições que em que ele caiu, para quem o assiste desde os primeiros programas quando ele contava com orgulho que pegava ônibus para ir gravar o programa, e o ver pregando o que prega atualmente é lamentável, eu tive de escolher entre o novo Malafaia e a Bíblia e não tive dúvidas, a questão no entanto, não se torna contraditória enquanto uma opinião atual que diverge da antiga, afinal, a Bíblia, Palavra de Deus é ampla e inesgotável fonte de conhecimento e qualquer um pode hoje afirmar que tal coisa é assim, e amanhã dizer: Olha irmãos eu estava começando na fé e tinha uma opinião assim, mas hoje vejo que na verdade é "assado"! Quem afirma ou pensa saber tudo sobre a Palavra, esse nada sabe, a questão se torna contraditória porque o Malafaia não assume ter mudado sua linha de raciocínio e entendimento com respeito a "Teologia da Prosperidade", ele ainda prega contra tal teologia embora esteja a difundindo sutilmente, e com muito mais sabedoria do que os seus precursores, porque convenhamos o "homi" entende de Bíblia enquanto conhecimento exegético, e esse é o meu medo... Creio que o Eliel com esse vídeo estilo "humor" mostre além dos contextos implícitos, revela o que quem acompanha de perto já sabe que O Malafaia está pregando conforme lhe convém o momento, infelizmente... Postagens bem humoradas desde que não sejam chulas não são problema.Eu não tenho o hábito de postar textos "com doses de humor" mas há um tempo atrás escrevi um sobre a "Teologia Tabajara", claro que depois (por hábito) fiz uma exegese bíblica sobre o assunto, para quem queira conferir...
http://evangelhotransparente.blogspot.com/2009/08/os-seus-pobremas-acabaram.html
Fiquem com Deus...

Andre Oliveira 12 de setembro de 2009 07:10  

Fala Eliel!
Gostei muito da carta que vc enviou ao Silas. Acho que disse muita coisa que eu pensava a respeito da mudança dele. Porem deu a impressao de que vc quis mais difamar do que ajudar postando algo em uma rede mundial.
Agora este video... eu não vi nada de mais. Acredito que ele só não esta nem ai para os criticos que metem o pau nele sem fundamentar em nada, e que na maioria das vezes não produzem nada (salvo Jesus e outros herois da Fé cristã).
Abraço

informadordeopiniao 13 de setembro de 2009 11:20  

Cara, não devia ter feito isso. Agora você nunca poderá ficar rico. Sem contar que tocou numa pessoa dotada do "dom' mais valorizado hoje: gritar no palco, rodando, fazendo cara de bravo, e impondo o discurso pelo medo. Ameaçar quem ousar um mínimo de espírito crítico para com o que o palestrante está pregando e não ser crítico com o que seja diferente, e dizer que quem faz o que ele manda vai ter garantido o "se dar bem na vida". Sem isso, igreja não cresce, é coisa de derrotado.

Geremias Neto 13 de setembro de 2009 11:33  

Eliel,

Em sua resposta a Priscila, você disse que: "Jesus era uma pessoa que respondia sarcasticamente aos seus críticos (ver este vídeo)", mas não botou link para vídeo nenhum! Eu fiquei curioso... Será que você pode colocar o link?

Abraço!

Robson 13 de setembro de 2009 16:59  

Muito boa a iniciativa, principalmente pelas musiquinhas.

Mas se me permite, talvez vc pode tomar alguns cuidados nas próximas vezes. No humor é muito importante o timing. O que destrói o humor é a repetição desnecessária, e o tempo demasiado longo. Se vc colocasse tudo sem essas repetições, o vídeo teria no máximo 1 minuto e meio, e a mensagem seria passada melhor. Reveja o vídeo e avalie isso.

Paz e abraço!

Bella 13 de setembro de 2009 18:18  

Bem,eliel,sobre o video,eu quero dizer que Silas é humano e tem direito a esse tipo de atitude.Talvez vc achou q ele fosse um ser divino,e não de carne e osso,mas quero avisar q vc se enganou.
Sobre o fato de vc comparar as criticas feitas ao Silas com as criticas q Jesus fez,em primeiro lugar quero dizer pra tomar cuidado e não comparar os criticos a Jesus,pq Jesus é incomparável e SÓ fazia criticas inteligentes,úteis,oportunas,CONSTRUTIVAS e inteligentes.
Pra finalizar,eu quero te parabenizar,pq vc é um cara mto sortudo,sim pq ter tempo pra ficar o dia td de bobeira procurando falhas alheias para apontar e ainda conseguir pagar as contas (eu suponho que vc pague),é um "privilegio",embora eu acho q a maioria (pelo menos os cultos e maduros) iria preferir ocupar o tempo com algo mais útil
Por fim, quero dizer q esse video pra mim não representa nada,pq vem de uma pessoa com inteligência e sabedoria limitada,pq se fosse mais sabio,criaria um blog de orientação espiritual,de teses filosoficas,de estudos cientificos,de discussões sobre economia,política,Direito criaria um site de crônicas até.
Mas num país q um semi-analfabeto consegue chegar a presidente,a gente pode esperar de td,não é?
só posso desejar q vc continue assim,pq pessoas como vc dão ibope,criam polemica e fazem as pessoas quererem assistir o Silas e assim mtas almas serão salvas.
pois é,Deus é tremendo não é? mais uma vez está usando uma mula pra falar com as pessoas,assim como fez com Balaão.
Deus é tremendo!!!!!!!!
Abçs e espero que tenha coragem de publicar meu comentário.
E tb espero resposta,pq como o Silas, eu percebi q vc tb não consegue se calar diante das críticas,ou seja, apontar os erros alheios é fácil,admitir os próprios é q é dificil!
A propósito,ADOREI a resposta do Silas á tua carta,está bem á tua altura!

junior & kelly 18 de setembro de 2009 07:36  

Bella disse... Bem,eliel,sobre o video,eu quero dizer que Silas é humano e tem direito a esse tipo de atitude


Engraçado, quando os outros erram ele não pensa assim, pelo contrário mete o cacete e fica fazendo piada com a cara do povo...

Mas na hora que fala as besteiras dele aparece uns e outros dizendo que ele é humano e pode errar. Só ele?

Para mim ele tá no mesmo saco que RR soares, Edir Macedo, Terra Nova, benny hinn, Estevam Fernandes, Morris Cerullo... bom se eu for fazer uma lista completa vai acabar meus caracteres disponíveis...

Por fim, temos que rejeitar mesmo esses mercadores da palavra de Deus. Pode ser quem for. e os Cristãos verdadeiros e sisceros que tem compromisso com a palavra não podem ir nessa onda que muitos falam: "Deixe que Deus trata, Deus tá vendo, Vamos fazer nossa parte..." Jesus espulsou os merdadores de dentro do templo foi com um chicote.

Temos é que mostrar os erros mesmo pra abrir os olhos dos incaltos.

Djair 19 de setembro de 2009 12:46  

Atenção o Malafaia prepara outro ataque aos homossexuais para desviar os foco das criticas que veem recebendo por causa do evangelho da prosperidade que tem pregado em parceria com o Cerrulo. Alertem a Todos.

<> 19 de setembro de 2009 21:59  

A Paz a todos!
exsite realmente algumas controvérsias!
mas quem nunca errou que atire a primeira pedra!
e vamos ser coerentes, embora haja trechos dúbios, alguns podem ser esplicados na minha opinião, por exemplo o G12, na época em que foi veiculado este video em DVD, o PR. Silas Malafaia ataca pois existia realmente condutas errôneas e sem base biblica, hoje é diferente muitas coisas foram modificadas no G12 de lá pra cá, então nada mais sensato do que sair tambem da posição de ataque. Isso no caso da Assembléia, do Bispo Macedo, e entre outras..
pois o momento e o que ocorre a nossa volta contribui para a formação da opinião, se os fatores mudam as opiniões podem ser mudadas. Mas o que quero enfatizar é que:
pra mim das pregações do Silas, 90% é aceitavel tendo em vista que ele não é perfeito!
e suas menssagens trazem salvações de almas, e converssões através do Espirito Santo, quantas vidas já foram tocadas e transformadas? e quantas pessoas já aceitaram a Cristo com suas menssagens?
agora deixo uma pergunta?
quantas vidas foram salvas através do video "As Desventuras de Malafaia" ??
tambem acho como a Priscila, dificiu ser aceita essa msgm! mas espero que o senso democrático permaneça!

amigos fikem na Paz um abço!
william.advance@hotmai...

Bruno 22 de setembro de 2009 13:04  

Pilanta, mercador da fé, safado, mentiroso e hipócrita.

Hélio 22 de setembro de 2009 15:30  

O engraçado é que a figura anônima que se auto-intitula Bella diz que o vídeo não representa pra ela (ou ele) e mesmo assim se dói toda(o) pra defender as profetadas do seu ídolo. Freud explica...

daniel_hvc 25 de novembro de 2009 16:34  

A proteção que o anonimato na internet oferece fomenta esse tipo de postura como a da Priscila... E quem foi que disse que o vídeo Desventuras era pra evangelizar? Acaso o cristão deve somente evangelizar?

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP